Buscar

Antônio Melo

Compartilhe:
Quem é Antônio Melo? Jornalista com experiência em assessorias, marketing político, portais de notícias e rádio, a exemplo da Jovem Pan e CBN (Sistema Globo de Rádio), onde participou de grandes reportagens, como Copa do Mundos dos EUA (1994) e morte de PC Farias (1996).
Podcast: professores fantasmas “ensinam” em escolas no Sertão
Prefeitos e vereadores participam do criminoso esquema que tem a participação de vários professores
Prefeitos e vereadores participam do criminosos esquema que tem a participação de vários professores - Foto: Arte/MPF-PE

E com o retorno das aulas nas escolas municipais alguns prefeitos, em conluio com vereadores, ressuscitaram o tradicional esquema de compra, troca e negociatas de voto que vai muito além do que muitos possam imaginar. O criminoso esquema é incrementado nas mais diversas modalidades de crimes, como formação de quadrilha, contratações irregulares, falsidade ideológica e improbidade administrativa.

O esquema apelidado de “professor fantasma” envolve professores concursados e pessoas que na maioria das vezes nem sempre possuem habilitação para estarem numa sala de aula.

Justamente aproveitando a falta de professores, alguns prefeitos têm autorizado vereadores de confiança, os populares “vereadores da cozinha”, recrutarem pessoas de famílias numerosas – ou melhor, eleitores que também sejam de confiança – para trabalharem como professores.

Para isso os “eleitores” devem ter concluído o magistério, o que os torna teoricamente aptos para lecionarem no Ensino Infantil, ou seja, em creches e pré-escolas, embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) recomenda que a formação de professores seja em nível superior.

Outros “eleitores” convocados são os que concluíram pedagogia (creche, pré-escola e Fundamental I (1º a 5º Ano).

Após a certeza que tais “eleitores” estão aptos para o trabalho, começa aí o esquema do “professor fantasma”, que envolve diversas prefeituras alagoanas, muitas das quais no Sertão, onde a carência de professor é muito grande.

A segunda parte é convencer um professor concursado deixar de ensinar. Isso mesmo. Ao profissional é garantido que ele ficará em casa, recebendo o salário normalmente, sem nenhum desconto. Após o professor aceitar entrar no esquema, ele fica sabendo que sua carga horária, de 20 horas, passará para 40, se comprometendo no dia que receber o salário ter que dividir com o eleitor que ficou em seu lugar que por sua vez é obrigado dividir o dinheiro com o vereador que lhe indicou.

Mais em alguns municípios a metodologia do crime é quase imperceptível. Temendo serem descobertos, professores passaram a receber 40 horas trabalhando só a metade. O esquema é que parte do salário recebido é dividido com algum vereador que lhe concedeu a vantagem.

Enfim, em ambas as situações, o dinheiro da Educação vem servindo para enriquecer políticos descomprometidos com a verdade. E agora vem a pergunta: como desarticular as quadrilhas?

Infelizmente gente os prefeitos não podem ser presos por terem foro privilegiado, já os vereadores, os professores que aceitam participar do esquema e os “professores fantasmas” estes podem parar por trás das grades, mas só irão se alguém do esquema resolver denunciar. Até porque as quadrilhas, a cada ano, têm se modernizado e eliminado as possíveis provas.

Postada em 24/09/2021 18:25 | Atualizada em 26/09/2021 10:17
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Antônio Melo

1

Social

Prefeita Jeane Moura participa de reunião com Comissão Intersetorial do Selo Unicef

2

violência contra a mulher

Homem agride mulher e foge, mas é encontrado e preso em Mata Grande

3

DISCÓRDIA

Mãe e filho são levados para delegacia após discutirem e trocarem socos em Piranhas

4

RÁPIDO

Motocicleta é roubada enquanto dono colocava saco de cimento em casa em Delmiro Gouveia

5

ELEIÇÕES 2022

Lula diz que está conversando com Alckmin sobre chapa para 2022

6

SUSTO

Ao sair de plantão, delegado da PC perde o controle do carro e sofre acidente em Coruripe

1

Educação

Avança Escola 10 chega a Piranhas comprovando melhorias na Educação Pública Estadual

2

ESCÂNDALO

Sinteal denuncia que escolas ofertam caldo de charque como merenda em São José da Tapera

3

Antônio Melo

Podcast: a milagrosa cura da Covid no Sertão de Alagoas

1

Durante operação

Suspeito na morte de radialista morre em confronto com policiais em Olho D’água das Flores

2

Operação Marmota

Operação prende quadrilha de traficantes e homicidas que agia em Olho D’água das Flores

3

Violência

Discussão durante bebedeira em bar termina com homem atingido com tiros em Inhapi

4

Violência

Homem com passagem pela polícia é assassinado com vários tiros em Delmiro Gouveia

5

Em Sergipe

Caminhoneiro de Pão de Açúcar sofre acidente após ataque de abelhas dentro de caminhão

6

ESCÂNDALO

Sinteal denuncia que escolas ofertam caldo de charque como merenda em São José da Tapera