Buscar

Bruno Mafra

Compartilhe:
Quem é Bruno Mafra? Professor, bacharel em teologia, pós-graduado em filosofia e mestre em teologia histórica.
Homossexualidade e cristianismo histórico
Foto: Divulgação/Internet

 Há espaço para os homossexuais no cristianismo histórico? Antes de respondermos a essa pergunta precisamos entender isso melhor. Cristianismo histórico é o que está alicerçado em um “núcleo dogmático, revelado e proposicional”, que foram definidos em todos os concílios católicos e sínodos protestantes ao longo da história.

Outro ponto crucial que precisamos entender é que existe um ponto de unidade teológica fundamental ente católicos e protestantes. Este ponto é a “Bíblia”, considerada por ambos a palavra de Deus dirigida ao homem. Assim, no campo da ortodoxia acredita-se que da Bíblia “brotam” doutrinas objetivas o obvias. Será mesmo?

Esse foi um dos grandes problemas do protestantismo quando se consolidou como igreja. Foi perdendo sua principal característica que era a livre interpretação da Bíblia para quem pudesse fazê-la e assumiu o modelo católico do “núcleo dogmático revelado e proposicional. ” O que no início da reforma era livre evoluiu para o controle dogmático igual ao produzido no modelo católico. Encaro isso com profunda decepção. Pois, não posso aceitar uma doutrina a qual eu me submeta, é impensável. Se eu fizesse isso estaria traindo o maior legado que a Reforma Protestante nos deu que foi o de ler a Bíblia e interpretá-la.

O jogo protestante original era o seguinte: agente senta, conversa e discute a interpretação, já que a doutrina não é óbvia muito menos a exegese é absoluta.

No campo católico a coisa acontece como sempre foi. O “Magistério católico” representado pelos bispos interpretam a Bíblia e o fiel racionaliza se tiver essa condição e aceita a interpretação dada a ele. Na condição de estudioso da Teologia não posso aceitar que alguém diga para mim quer tal interpretação é a verdadeira e que dela é possível formular doutrinas objetivas e definitivas. Vamos sentar, discutir e aí veremos como as coisas se encaminham.

Como o campo católico é bem amplo alguns teólogos ousaram fazer o jogo protestante dentro da Igreja e foram punidos. Mas recentemente Leonardo Boff e Jon Sobrino. Propor discussão de interpretação na Igreja Católica é inútil, dá mesma forma acontece hoje também com todos dos credos reformados. Como? Do lado católico o Catecismo, o Direito Canônico e as Formulações Conciliares, do lado protestante podemos citar como exemplo o Catecismo de Westminster e os Cânones de Dort.

Mas, afinal de contas existe ou não espaço para os homossexuais no cristianismo histórico? Não. Vamos entender isso lendo a Bíblia.

"Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.
Levítico 18:22

“Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. “
Romanos 1:21-27

E agora? Pensando de modo ortodoxo a doutrina aqui está clara e óbvia e a questão está resolvida rapidamente. Essas relações são condenáveis a luz da “revelação divina escrita. ”

Saindo da ortodoxia e encarando a Bíblia apenas como literatura temos outro caminho possível. E as pessoas tem direito a esse caminho. Ninguém é obrigado a ter o cristianismo como paradigma. O Problema reside no controle social do discurso religioso que não deseja ser apenas uma opção, mas o único caminho possível para a caminhada humana no planeta. Mas, quem não acredita pode perguntar sim porque o texto dia isso ou aquilo e submetê-lo o ao criticismo histórico.

O cristianismo não existe alheio ao mundo e deseja ter a função pedagógica global. Apontar os caminhos para o homem. Deveria então o cristianismo banir a sua tradição doutrinária e adequar-se as demandas sociais atuais fazendo uma nova teologia? Eu acredito que não.

Não existe possibilidade de homossexuais assumidos ocuparem as fileiras do cristianismo histórico.

Postada em 21/09/2017 13:26
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Bruno Mafra
Postagens Anteriores1234Próximas Postagens

1

Crime aconteceu em 2006

Foragido da Justiça do Ceará é capturado ao ser flagrado conduzindo van em Delmiro Gouveia

2

Após denúncia

Homem suspeito de matar mulher a facadas depois de discussão em Piranhas é preso na Bahia

3

À procura do dono

Moto com placa de Delmiro Gouveia é encontrada abandonada em Inhapi

4

Caso Neguinho Boiadeiro

Demora na apuração de assassinato em Batalha empurra problema para 2018

5

Imprudência

Adolescente morre após perder controle de moto e bater em árvore em Poço das Trincheiras

6

Assassinado em Delmiro

Rodrigo Alapenha: crime completa 4 meses e mistério sobre autores e motivação continua

1

Jota Silva

Vanda é nomeada secretária-adjunta de Administração e assume pasta interinamente

2

Emerson Emídio

Unidade de saúde do Distrito de Barragem Leste tem energia cortada por falta de pagamento

3

A partir do dia 15

Escolas municipais de Delmiro receberão ações de conscientização sobre trânsito seguro

4

Réveillon

Prefeitura de Piranhas vai realizar festa de virada de ano e divulga programação

5

Em sergipe

Popular Robério do Fórum é preso acusado de chefiar grupo de extermínio no Sertão

6

Desastre

Acidente com carreta deixa uma pessoa morta em trecho da BR-423 em Delmiro Gouveia

1

Desastre

Acidente com carreta deixa uma pessoa morta em trecho da BR-423 em Delmiro Gouveia

2

Violência

Jovem suspeito de vários furtos e roubos é assassinado a tiros em Água Branca

3

Réveillon

Prefeitura de Piranhas vai realizar festa de virada de ano e divulga programação

4

Sinistro

Incêndio destrói parte de residência em Delmiro Gouveia

5

Identificado

IML confirma que corpo encontrado na zona rural de Olho D’água das Flores é de adolescente

6

Ousadia

Criminosos assaltam correspondente bancário e na fuga tentam roubar caminhonete em Canapi