Buscar

Jairo Ribeiro

Compartilhe:
Quem é Jairo Ribeiro? É Coach, formado em Rádio e TV (DRT-912), Ator (DRT-1386), Palestrante e Instrutor de líderes; Consultor de Marketing Político e Gestão de Pessoas, blogueiro e apresentador de rádio e televisão.
Palestina: burocracia ou descaso? Parte 2

Vítima de um passado inglório, Palestina, cidade do Sertão de Alagoas – hoje – torna-se refém do descaso de uma administração.

A maioria dos 5.112 habitantes, hilariamente até os que não moram no município, reclama de promessas nunca cumpridas por parte da prefeita Eliane Silva Lisboa, a Lane Cabudo, também acusada de perseguir qualquer pessoa, independente da posição social, que destoa de seu pensamento.

Segunda mulher a assumir a prefeitura de Palestina (a primeira foi Anabela Paiva, de forma biônica, na década de 1970), Lane Cabudo, chegou ao cargo em 2014, quando ainda era filiada ao PT, após vencer o ex-marido, Dino Alves, por 74 votos de diferença. A primeira eleição, em 2012, foi anulada pela Justiça Eleitoral.

O curioso é que o histórico conjugal da prefeita se tornou sua marca. O segundo marido da gestora, Antônio José da Silva, o Toninho Cabudo, foi preso acusado de desviar dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nos anos de 1997 a 2000, quando era prefeito. Mas Toninho Cabudo, após ser solto, foi agraciado com um “emprego” na gestão de Lane e conforme denúncias investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) voltou a praticar novas irregularidades.

A investigação teve como base a denúncia que Lane Cabudo, sob a orientação do marido, teria autorizado o pagamento de R$ 448.036,41 a uma empreiteira contratada para executar obras em uma quadra poliesportiva no Povoado Vila Santo Antônio. A empresa teria usado nos serviços máquinas doadas pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e o responsável pela suposta obra, conforme consta no inquérito, foi o marido da prefeita, que gerenciou os trabalhos e efetuou os pagamentos, realizados em uma fazenda, de sua propriedade, no Povoado Poço Grande. A denúncia diz que os valores foram pagos a ajudantes e outros contratados pela própria Prefeitura.

Lane Cabudo ainda não explicou ao MPE o motivo da destruição, em 2016, da Praça Multi Eventos José Alcântara, construída na administração do ex-prefeito Junior Alcântara. O local era considerado o mais completo espaço cultural de lazer do Sertão de Alagoas.

Mas em um claro misto de afronta político e inveja, a chefe do Poder Executivo mandou destruir o local, passando a pagar por estruturas móveis destinadas a eventos de grande porte.

Mais da metade das comunidades rurais falta água e os postos de saúde e escolas – as que ainda estão abertas – funcionam de forma precária. Famílias tem denunciado que quando alguém é identificado fazendo alguma crítica a prefeita o socorro da água demora ainda mais para chegar.

Nos postos de saúde, além de faltar material de limpeza também faltam seringas, medicamentos para hipertensos, diabéticos e para mulheres grávidas. Com a pandemia do novo coronavírus, em várias unidades de saúde,a situação só não esta pior ,por que o Ministério da Saúde doou uma pequena quantidade de insumos e algumas mascaras para os profissionais. 

A economia do município também é outro reflexo negativo dos dois mandatos da prefeita. Comerciantes confirmam que o Bolsa Família e os rendimentos pagos pelo INSS são as rendas que mantém Palestina. O desemprego chegou ao ápice e o município lidera no número de jovens sem trabalho entre outras cidades do Sertão.

Outra discrepância é em relação a folha de pagamento. Enquanto o desemprego se espalha a passos largos, os benefícios em salários para parentes e amigos de Lane Cabudo só crescem.

Já no ano de 2016 o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), denunciou que a folha de pagamento da Secretária da Educação chegava a meio milhão de reais. Uma afronta aos servidores que não tinha aumento de salários num município pobre, que assistia o empreguismo só atender a parentes da gestora.

Agora, em seu último ano de prefeita, Lane tenta manter vivo seu nome da política e em um último e desesperado ato quer lançar o sogro de seu vice-prefeito como candidato a sua sucessão. Seria uma estratégia para evitar que a oposição assuma a prefeitura e encontre as comprovações das provas que faltam ao MPE das irregularidades praticadas durante os oito anos no poder.

Postada em 08/04/2020 06:53 | Atualizada em 08/04/2020 12:59
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Jairo Ribeiro

1

Em SP

Adolescente morre atingido por tiro acidental da arma do pai durante caça de javali

2

Balanço

Central de Triagem de Santana atende 826 usuários e 158 testam positivo para Covid-19

3

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Alagoas tem 44.633 casos da Covid-19 e 1.264 óbitos

4

Nesta segunda (13)

Governador e ministro entregam sistemas de dessalinização em São José da Tapera

5

Novo coronavírus

Com 369 casos de Covid-19, Delmiro Gouveia tem 134 doentes, 12 óbitos e 223 curados

6

Vingança contra desafeto

Suspeitos de assassinato são presos horas após cometerem o crime em Santana do Ipanema

1

Senadinho

“Faremos a mudança juntos”, diz Edmilson Coral a apoiadores

2

Política

Mamá coloca nome à disposição do povo como pré-candidato a vereador de Delmiro Gouveia

3

Luto na PM/AL

Morre aos 58 anos de idade o subtenente Jalves

4

Senadinho

Edmilson Coral cai na graça do povo para mudança na Câmara de Vereadores de Delmiro

5

Confirmação anunciada

Padre Eraldo quer ser prefeito de Delmiro por mais 4 anos e confirma pré-candidatura

6

Senadinho

Radialista Pauleandro Silva segue firme na pré-candidatura a vereador de Delmiro Gouveia

1

Acidente

Acidente com carro de vereador de Água Branca resulta na morte de uma pessoa

2

Luto na PM/AL

Morre aos 58 anos de idade o subtenente Jalves

3

Insegurança

Vítima é mantida refém durante roubo de caminhonete em São José da Tapera

4

Novo coronavírus

Vítima de Covid-19, morre aos 78 anos o prefeito de Santana do Ipanema

5

Política

Mamá coloca nome à disposição do povo como pré-candidato a vereador de Delmiro Gouveia

6

Buscas

PMs e moradores encontram motocicleta dentro de açude em Jacaré dos Homens