Buscar

Liniker Santana

Compartilhe:
Quem é Liniker Santana? É filósofo, professor de Filosofia, pós-graduando em Filosofia Contemporânea e estudante de Psicologia
Friends e umas ideologias
Se ser feliz é ser jovem, então a felicidade está renegada aos velhos, aos anciões e todos nós seremos infelizes depois de certo tempo, pois todos envelheceremos.
Joey (Mattew Le Blanc), Mônica (Courtiney Cox), Rachel (Jennifer Aniston), Chandler (Mattew Perry), Phoebe (Lisa Kudrow) e Ross (David Schummicher) - Foto: Reprodução/Internet

A década de 1990 foi palco de uma das mais famosas séries de TV estilo sitcom de todos os tempos: Friends. Sitcom é um estilo de comédia (a palavra é o termo reduzido de situation comedy, “comédia de situação” em uma tradução livre) onde há interação entre um grupo de pessoas, geralmente em uma situação cotidiana, onde o humor é externado através de piadas inteligentes, caretas e trocadilhos. Além disso, quase sempre há uma platéia que assiste as gravações e que serve como uma espécie de “interação através de risadas”. Friends, embora tenha encerrado as gravações originais em 2004, ainda possui grande audiência em suas reprises que são transmitidas diariamente por canais de TV a cabo. A série verdadeiramente foi e permanece a ser um sucesso.

Os fãs não abrem mão dos bordões dos personagens Chandler, Joey, Ross, Rachel, Mônica e Phoebe, personagens que marcaram uma geração de jovens, adultos e crianças que viam e vêm neles uma espécie de referencial, de modelo. Apesar de séries, novelas e filmes no geral construírem, de um ponto de vista social e estético, estereótipos, Friends pode ser considerada um marco, pois deixou mais que simples marcas em sua geração, criou ideologias. Analisemos, portanto, algumas dessas ideologias transmitidas através da série.

De início fazemos menção da ideologia que propõe ser a juventude e a liberdade a razão da felicidade. Os personagens são jovens e fazem questão em diversos episódios de ratificar essa juventude. Há um episódio, por exemplo, em que Rachel (Jeniffer Aniston) se esconde no quarto na tentativa de fugir da sua festa de aniversário que os amigos organizaram por ocasião de seu trigésimo aniversário. Essa cena é uma clara alusão à recusa da passagem do tempo, da passagem da juventude à maturidade, enfim, da mudança. Como na referida ideologia, a juventude é um dos pilares da felicidade, por que ela deve passar então? Além disso, a série, em quase todos os episódios, transmite, de certo modo, a ideia de que a liberdade é a ausência de limites. Não há limites na casa para os personagens. Isso pode ser visto nos relacionamentos, na sexualidade, na interação social, no trabalho. Chegam e saem a qualquer hora um da casa do outro, desejam uns aos outros, em muitos episódios há claras alusões ao homossexualismo, à possibilidade de discutir assuntos privados no âmbito coletivo. Esta não é uma análise moralista da série, mas uma tentativa de aludir aos conceitos impregnados através das ideologias pregadas pela série. Entender que a juventude é um dos pilares da felicidade é perigoso, pois ninguém é jovem para sempre. Se ser feliz é ser jovem, então a felicidade está renegada aos velhos, aos anciões e todos nós seremos infelizes depois de certo tempo, pois todos envelheceremos. É de igual modo perigoso entender que liberdade é não ter limite, não ter regras. Vivemos em sociedade e por isso sempre teremos que cumprir regras, pois onde termina meu limite estará começando o do outro.

A série também propõe uma espécie de amizade incondicional entre os seis personagens. A amizade de Friends ignora fatores como: temperamento, situação psicológica e privacidade. É claro que existem pessoas que têm uma relação de amizade tão íntima que suas vidas parecem entrar numa dimensão de “tudo em comum”. Mas, isso é uma regra ou uma exceção? Uma exceção! No plano da realidade, a maioria das amizades considera sim os fatores enumerados acima, principalmente o que diz respeito à privacidade. Alguém pode indagar: “Mas é só uma série fictícia, por que a preocupação?” Bom, de fato a série é fictícia, mas os impactos ideológicos são bem reais! Muitas pessoas de frustraram por conta de não conseguirem construir uma amizade “à lá Friends”, e em virtude disso se consideram incapazes, impotentes. Acreditar que todos podem ser e ter amigos incondicionais é criar muita expectativa em torno do incerto, do imprevisível. Em Friends podemos ver um amigo socando o outro, uma amiga beijando a outra subitamente, sem que isso implique nenhuma conseqüência efetiva na relação. Será que se socássemos um amigo, por intimo que seja, nossa relação permaneceria a mesma? Na maioria das vezes não. Mas, por que então tentar? Não faz sentido. Toda amizade tem limites, tem situações. Nem sempre haverá um sorriso, uma recíproca, pois cada um de nós nesta vida tem momentos em que o ânimo está abatido. É normal. Acreditar nesta ideologia é, portanto, se elevar (ou rebaixar) à dimensão da ilusão, do delírio. A melhor forma de ter um amigo verdadeiro é respeitar seus limites e construir a amizade com o tempo e respeito.

Essas duas ideologias acima descritas são as mais nítidas. Existem outras pregadas ao longo das dez temporadas da série, mas que acreditamos serem derivadas das duas ora analisadas. Ideologias marcam uma época, criam estereótipos que passam rápido ou não, que ficam ou vão embora. Friends deixou a beleza da amizade como possibilidade, como horizonte, deixou a ideia de juventude fonte de prazeres e paixões, deixou a liberdade com direito de todos. Embora sejam fatores basicamente importantes, vale a pena uma recomendação do tipo “beba com moderação”, pois nada é como é para sempre. Um dia tudo vai mudar, como eles, os personagens de Friends, na vida real, mudaram.

Postada em 18/02/2018 17:07 | Atualizada em 19/02/2018 21:21
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Liniker Santana
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

Em Santana do Ipanema

MP realiza audiência pública para a criação de Conselhos Municipais de Segurança

2

Meio ambiente

Semarh incentiva gestão participativa para uso das água do Canal do Sertão

3

Passa bem

Mulher que impediu sequestro do filho em São José da Tapera tem bala alojada no corpo

4

Em flagrante

Homem é preso pela Polícia Militar depois de ser encontrado com drogas em Água Branca

5

Através de parceria

1.400 famílias são beneficiadas com doação simultânea de alimentos

6

No clima bom

Perseguição policial resulta na prisão de homem e apreensão de revólver em Olivença

1

Wellington Santos

Quem será o novo secretário de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia?

2

Jota Silva

Esposa de Luciano Aguiar é nomeada secretária-adjunta do Turismo, Cultura e Esporte

3

Lista completa

Conheça os secretários da gestão do prefeito interino de Mata Grande, Franklin Lou

4

No escuro

Eletrobras corta fornecimento de energia da sede da Prefeitura de Delmiro Gouveia

5

Avaliação

Gestão de Padre Eraldo em Delmiro Gouveia tem 91% de desaprovação, revela pesquisa

6

Quase R$ 5 mil

Filho adotivo do prefeito de Delmiro Gouveia sai da cadeia depois de pagar fiança

1

Violência

Homem é assassinado com vários disparos de arma de fogo em Major Izidoro

2

No escuro

Eletrobras corta fornecimento de energia da sede da Prefeitura de Delmiro Gouveia

3

Ao se apresentar

Polícia Civil prende acusado de matar “Luquinhas” e esfaquear mulher em Delmiro Gouveia

4

Polícia confirma

Homem morto em Major havia assassinado cuidador de cavalos em Olho D’água do Casado

5

Lista completa

Conheça os secretários da gestão do prefeito interino de Mata Grande, Franklin Lou

6

Acidente

Homem é socorrido depois de ficar ferido em batida entre carro e moto em Delmiro Gouveia