Buscar

Liniker Santana

Compartilhe:
Quem é Liniker Santana? É filósofo, professor de Filosofia, pós-graduando em Filosofia Contemporânea e estudante de Psicologia
Geração Novo Som: uma apologia ao romance juvenil
A geração marcada pela música romântica do Novo Som é a geração dos anos 90. Estes anos, sabe-se, são anos de transição. Transição de um mundo mecânico para um mundo digital, de um mundo grande e misterioso para um pequeno e conhecido.
Foto: Reprodução/Internet

O nosso amor é mais
Que a primavera em flor e algo assim
muito além da terra, céu e mar
Se um dia a magoei, perdoa meu amor, eu não fiz por querer
Eu e você somos uma forma de expressão do amor de Deus¹

No auge dos anos 80 nascia no Rio Janeiro a Banda Novo Som, um grupo cristão claramente inspirado na famosa Banda Roupa Nova, também carioca, amplamente conhecida por suas músicas de caráter romântico. Os componentes da banda Novo Som, jovens e impactados pela atmosfera de liberdade de uma década de muitas mudanças, propuseram um estilo musical que viria a revolucionar a música cristã brasileira: o "gospel romântico".

Nossa intenção não é focar a Banda Novo Som em si, mas o momento em que suas músicas serviram de fundo musical de uma geração apaixonada. É claro que o perfil deste texto é diferente de outros tantos que já publiquei aqui no blog, porém não deixa de ter ser caráter filosófico, pois levará em conta a experiência subjetiva do sujeito que encontra na paixão um elo de sentido existencial para si.

A geração marcada pela música romântica do Novo Som é a geração dos anos 90. Estes anos, sabe-se, são anos de transição. Transição de um mundo mecânico para um mundo digital, de um mundo grande e misterioso para um pequeno e conhecido, pois, dentre tantas coisas, das telas do computadores tornou-se possível "viajar" por todo globo Terra, ressignificando a noção de espaço e distância. É claro que as maiores transformações da sociedade conectada se deu nos anos 2000, mas seu início e direcionamento são frutos da década anterior. Os anos 90, são assim, o último elo de uma época em que o romance tinha sabor juvenil. Chamarei a partir daqui esta geração de "Geração Novo Som". Pretensioso, mas perfeitamente encaixado na minha intenção nesse texto.

A geração Novo Som é a última geração romântica. É a derradeira geração do encanto. Não que não exista mais romance e encanto, mas é possível afirmar que atualmente estes soam mais como meios para um fim, quase sempre usados sem sua instrumentalidade original: a apreciação da beleza. O romance de cartas escritas sob a expectativa de que seu recebimento seria marcado por muita emoção foi substituído pela produção de textos carregados de neologismos sintéticos que expressam tudo ou nada nas redes sociais. O segredo do romance de um casal apaixonado e a expectativa do primeiro beijo foram substituídos pela necessidade do contato visual através de fotos enviadas instantaneamente por recursos tecnológicos que simplificam a relação de modo muitas vezes absurdo. Por mais que possa parecer saudosista, este texto visa levar em conta que a mudança dos tempos produziu entre os jovens a celebração do imediato, de tal forma que passa-se por esta fase incrível da vida sem expressar seus maiores valores: o encanto, a beleza, o vigor e a paixão.

Nos rincões dos anos 90 ficou a última geração apaixonada. Ao som das músicas românticas da banda Novo Som, muitos jovens conheceram os pares acerca dos quais guardam lembranças incríveis. Lembram-se de seus beijos roubados nas noites cujos céus emolduravam o belo luar. Ouvindo canções que até hoje rememoram tais momentos, a juventude daquela década conseguiu guardar as sensações que o segredo, o mistério, a expectativa e a possibilidade geram no coração apaixonado. O romance juvenil existia.

Devemos considerar que nossa juventude não é romântica? Não exatamente. Contudo, devemos entender que o romance de hoje possui um significado mais pragmático, mais imediatista e funcional. No passado já o era, porém ainda trazia doses ludibriantes de sonhos e desejos, às vezes permitidos, muitas vezes proibidos. Penso que esta reflexão pode levar o caro leitor a pensar sobre isso, na medida em que se identificará ou não com a geração analisada. As músicas românticas são uma forma de conectar o coração apaixonado e envelhecido pelo tempo com as sensações do passado, todas elas importantes para que o sujeito se aceite como alguém que agora vive um momento diferente da vida em que as paixões juvenis parecem distantes.

Diga-se em tom de advertência: jovens, apaixonem-se! Busquem apreciar cada momento e considerem que o significado do "agora" definirá o significado do "depois". Ouçam canções que potencializam seus sonhos e desejos, vivenciando estes em sua totalidade. Guardem memórias, pois chegará um tempo que esta é a única riqueza de um homem. Celebrem a flexibilidade física, a liberdade, a energia! Desejem em secreto, apaixonam-se e apenas depois amem, mas se amarem, continuem apaixonados! O romance juvenil dá o sabor da vida, da vida em formação. Dá o significado do brilho dos olhos, explica o suor nas mãos e a aceleração do coração. O romance é necessário. Sem ele a vida perde sua nobreza, o encanto desaparece e as coisas ficam cinzas e nubladas. Sinta a emoção do momento, aquele em que o coração substitui a razão e a emoção fala mais alto que o raciocínio. Tenha saudades:

Uma falta de você do meu lado,
De olhar nos teus olhos,
Desejar teu sorriso,
De ouvir a tua voz a me dizer:
" Que saudade de você!" ²

A juventude da geração Novo Som passou, mas a possibilidade de existir belamente ainda está aí. O brilho ainda pode existir nos olhos, o amor ainda pode acontecer. O romance é cenário para isso. Seja prático, mas não abra mão de guardar na brevidade do seu coração a longevidade de um sorriso apaixonado que com o tempo desaparecerá.

¹Trecho da canção Eu e Você, da Banda Novo Som
² Trecho da canção Por um Segundo, da Banda Novo Som

Postada em 26/02/2018 22:57 | Atualizada em 26/02/2018 23:20
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Liniker Santana
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

PRODUÇÃO RURAL

Novos equipamentos beneficiam 1.200 agricultores familiares do Sertão

2

Em Sergipe

Dono de granja reage a tentativa de assalto e mata suspeito em Nossa Senhora das Dores

3

Entre 23 e 25

Municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca são palcos da 8ª edição do Abril Indígena

4

Transformação

Antigo canteiro de obras do Canal do Sertão vira escola em Inhapi

5

Artigo

Por uma reforma sindical

6

Artigo

O que são direitos humanos?

1

Tornaram-se réus

TJ aceita denúncia por formação de quadrilha contra prefeito e vereadores de Mata Grande

2

retorno em Mata Grande

Erivaldo Mandú reassume prefeitura e denuncia furto de documentos e computadores

3

Reassumiu o cargo

Erivaldo Mandú decreta suspensão de todos os serviços da Prefeitura de Mata Grande

4

Caso Mandú

Ministério Público vai recorrer de decisão que reconduziu prefeito de Mata Grande ao cargo

5

Artigo

Confira se você tem direito à aposentadoria especial

6

Julgamento

TJ/AL decide pelo retorno de Erivaldo Mandu ao comando da prefeitura de Mata Grande

1

Violência

Vigilante é morto com tiro de espingarda calibre 12 na cabeça durante trabalho em Piranhas

2

Julgamento

TJ/AL decide pelo retorno de Erivaldo Mandu ao comando da prefeitura de Mata Grande

3

Solidária

Campanha é realizada para ajudar policial militar baleado em Olho D’água do Casado

4

Exclusivo

Acusados de matar adolescente Arthur em Delmiro Gouveia são condenados pela Justiça

5

Em flagrante

Suspeito de praticar assaltos em Delmiro Gouveia é preso em ação da SMTT na feira-livre

6

Fugiu sem prestar socorro

Suspeito de atropelar esposa de policial em Delmiro Gouveia é considerado foragido