Buscar

Editorias

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Confira se você tem direito à aposentadoria especial
Saiba quais as profissões garantem aposentadoria especial e o que fazer para ter direito
Por José Luiz Neto*
Foto: Reprodução/Internet

A aposentadoria Especial é o benefício que apresenta vantagens para profissionais em funções que apresentem riscos à saúde. Esses riscos existem por conta da presença de agentes nocivos em ambientes onde a atividade é exercida. A vantagem deste tipo de aposentadoria se dá pelo menor tempo necessário de contribuição e pela inexistência de Fator Previdenciário, uma vez que não existe idade mínima exigida.

Quem tem direito à aposentadoria especial e o segurado que esteja empregado, seja trabalhador avulso ou contribuinte individual, que tenha ficado exposto a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou a uma junção de agentes prejudiciais, de forma permanente, durante o tempo mínimo exigido de contribuição para cada caso.

O benefício especial é concedido para quem trabalhou 15, 20 ou 25 anos em condições insalubres. O trabalhador também pode converter o chamado tempo especial em mais tempo de contribuição comum e antecipar a aposentadoria.

Para os servidores públicos. As regras são as mesmas aplicadas aos segurados do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e se aplicam a todos os setores da administração pública e esferas do poder judiciário.

As regras da aposentadoria especial passaram por uma série de mudanças ao longo dos anos. As diversas interpretações fazem com que muitos trabalhadores tenham que recorrer à Justiça para ter o direito reconhecido. Atualmente, o documento exigido para o reconhecimento do tempo especial é o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). Porém, para que ele seja aceito pelo perito médico que vai avaliá-lo, deve estar preenchido corretamente.
O patrão deve fornecer esse documento ao empregado, na rescisão do contrato ou quando for solicitado. O PPP deve trazer informações específicas sobre o tipo de agentes nocivos aos quais o trabalhador esteve exposto, como ruído, elementos químicos, trepidação, gases e poeira entre outros, e com qual intensidade.

São diversas as profissões que expõem os trabalhadores aos riscos de saúde, entre elas estão: Médicos, Enfermeiros e auxiliares técnicos, Dentistas, Veterinários, Engenheiros, Eletricistas, Motoristas e cobradores de ônibus, Motoristas e ajudantes de caminhão-tanque, Frentista em posto de gasolina, Técnicos em radiologia, Bombeiros, Policiais e Investigadores, Guardas com uso de arma de fogo, Mineiros de subsolo, Marceneiros, Serralheiros, Metalúrgicos, Soldadores, Químicos, Trabalhadores da construção civil, Quem transporta e maneja explosivos e profissionais expostos a produtos químicos e Profissionais que atuam na agricultura.

Quanto mais penosa à atividade, menos tempo é necessário para a concessão do benefício. Por exemplo, um mineiro de subsolo pode se aposentar com 15 anos de atividade; já um operador de raios-X pode parar após 20 anos; e um médico pode se aposentar com 25 anos de atividade.

A aposentadoria especial garante o equivalente a 100% do salário de benefício, sem a incidência do fator previdenciário. O que significa um benefício sem redução do salário. O trabalhador que exerceu por determinado tempo atividade considerada como especial e não preencheu o tempo suficiente para a aposentadoria respectiva, pode usar esse tempo especial para convertê-lo em comum para fins de aposentadoria por tempo de contribuição. Fique atento, conheça seus direitos e exija.

*É advogado do Escritório Luiz Neto Advogados Associados

Postada em 15/04/2018 11:44
16 Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Veja mais de Artigos

1

PRODUÇÃO RURAL

Novos equipamentos beneficiam 1.200 agricultores familiares do Sertão

2

Em Sergipe

Dono de granja reage a tentativa de assalto e mata suspeito em Nossa Senhora das Dores

3

Entre 23 e 25

Municípios de Delmiro Gouveia e Água Branca são palcos da 8ª edição do Abril Indígena

4

Transformação

Antigo canteiro de obras do Canal do Sertão vira escola em Inhapi

5

Artigo

Por uma reforma sindical

6

Artigo

O que são direitos humanos?

1

Tornaram-se réus

TJ aceita denúncia por formação de quadrilha contra prefeito e vereadores de Mata Grande

2

retorno em Mata Grande

Erivaldo Mandú reassume prefeitura e denuncia furto de documentos e computadores

3

Reassumiu o cargo

Erivaldo Mandú decreta suspensão de todos os serviços da Prefeitura de Mata Grande

4

Caso Mandú

Ministério Público vai recorrer de decisão que reconduziu prefeito de Mata Grande ao cargo

5

Artigo

Confira se você tem direito à aposentadoria especial

6

Foragidos

Denúncia sobre o paradeiro de Jacob e Júlio Brandão pode ser feita ao número 181

1

Violência

Vigilante é morto com tiro de espingarda calibre 12 na cabeça durante trabalho em Piranhas

2

Julgamento

TJ/AL decide pelo retorno de Erivaldo Mandu ao comando da prefeitura de Mata Grande

3

Solidária

Campanha é realizada para ajudar policial militar baleado em Olho D’água do Casado

4

Exclusivo

Acusados de matar adolescente Arthur em Delmiro Gouveia são condenados pela Justiça

5

Em flagrante

Suspeito de praticar assaltos em Delmiro Gouveia é preso em ação da SMTT na feira-livre

6

Fugiu sem prestar socorro

Suspeito de atropelar esposa de policial em Delmiro Gouveia é considerado foragido