20/09/2019 14:32:14
Eleições 2020
Enquetes de intenção de voto estão liberadas, mas jingles podem configurar crime, diz TRE
Mesmo sem nenhum controle científico e às vezes distantes da realidade, enquetes podem ser realizadas até julho de 2020; divulgação de jingles está proibida
Reprodução
Diego Barros

A realização de enquetes sobre intenção de votos para as eleições municipais de 2020 está liberada, pelo menos por enquanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), que foi consultado pelo Correio Notícia nesta sexta-feira (20).

Mesmo causando animosidades, como vem ocorrendo em cidades do Sertão de Alagoas, como Santana do Ipanema e Mata Grande, as enquetes estão liberadas até o dia 19 de julho de 2020, segundo informou ao Correio Notícia a Assessoria do TRE/AL.

A partir do dia 20 de julho do próximo ano, elas estão proibidas e os sites ou perfis em redes sociais que as fizerem estarão sujeitos ao cometimento de crimes eleitorais e às respectivas punições.

Apesar de despertarem curiosidade e causarem até desavenças políticas, as enquetes não possuem nenhuma metodologia científica e, às vezes, também não representam uma amostra fiel da realidade.

Já os jingles – músicas que enaltecem os candidatos e são veiculadas nos carros de som durante o período eleitoral – estão totalmente proibidos agora, segundo o TRE/AL. “Eles podem até ser produzidos, mas não podem de forma alguma ser divulgados em nenhum meio, seja rede social, carro de som, etc., pois isso pode constituir propaganda eleitoral antecipada”, ressaltou a assessora de Comunicação do Tribunal.

O Correio Notícia teve acesso, por meio do WhatsApp, a dois jingles que estão sendo veiculados em Mata Grande. Ainda conforme o TRE/AL, denúncias sobre crimes eleitorais ou propagandas antes da época adequada devem ser encaminhadas ao cartório eleitoral mais próximo ou ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

E-mail: correionoticia@hotmail.com
Telefone: (82) 98162-1608

Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas - Mais informação pra você!. ©2020. Todos os direitos reservados.