12/04/2019 08:50:14
Bruno Mafra | Bruno Mafra
A última semana de Jesus – Da entrada em Jerusalém até a ressureição. Parte IV
Divulgação/Internet

 Domingo de Ramos.
• Jesus entra em Jerusalém montado num jumento.

“E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um JUMENTINHO, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo. E levaram o JUMENTINHO a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele. E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam RAMOS DAS ÁRVORES, e os espalhavam pelo caminho. E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.” (Marcos 11. 2, 7-10)

Nos aproximamos do domingo de Ramos. Algumas bíblias trazem como título deste texto: “A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.” É um despropósito.

NÃO TEM NADA DE TRIUNFAL ENTRAR MONTADO EM UM JUMENTO.

Duas procissões aconteceram nesse dia em Jerusalém próximo a páscoa. A mais sagrada data do ano judaico. Uma procissão vinda do leste composta de camponeses seguindo Jesus montado num jumento. Jesus era camponês. E uma outra vinda do oeste tinha a sua frente o governador Pôncio Pilatos que entrou em Jerusalém com a cavalaria e infantaria. O cortejo de Jesus proclamava o Reino de Deus; o de Pilatos a glória do império romano. Esses dois cortejos antagônicos em lados diferentes da mesa cidade corporificam o conflito central que levou Jesus a crucificação.

Essa procissão com Jesus montado sobre um jumento não seria ato criminoso se não fosse seu seguidores gritando:

“Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.”

A palavra “Hosana” significa... “Salve-nos”. Mas, salvar de que? Do que? Essa salvação tem qual sentido?

Antes é preciso deixar claro que a entrada de Jesus foi uma ação política planejada contra seus líderes locais e o império romano. O homem sobre o jumento em oposição ao homem montado em seu cavaloe cercado por sua guarda.

Voltemos ao Hosana dito pelo povo. A salvação é a expulsão dos romanos e a condenação dos líderes locais. Essa salvação pedida pelos que acompanham o homem sobre o jumento é uma exigência fora da lei. Como assim? A salvação vem de Roma. Isso era dito a todo o tempo pelos romanos na Judeia.

A entrada de Jesus montado em um jumento é uma ação política de negação da glória do império. Jesus aqui contra Roma diretamente  faz isso...

Jesus cometeu crime contra o império. É um motivo para ser preso e morto. Acenando a pedidos de salvação de uma multidão faminta e explorada pelo estado estrangeiro e pelos religiosos locais.

E na segunda o que aconteceu?

Continua...

E-mail: correionoticia@hotmail.com
Telefone: (82) 98162-1608

Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas - Mais informação pra você!. ©2019. Todos os direitos reservados.