15/08/2020 12:44:41
Bruno Mafra | Bruno Mafra
O Xadrez político delmirense para prefeito em 2020. Quem vence? Parte 1
Jean Souza/Sertão na Hora

As peças estão postas. Mas, o que vai acontecer? Quem vai sair vencedor? O povo, eu espero, legítimo detentor dom poder. “Todo o poder emana do povo, diz a Constituição de 1988.

O que o tabuleiro nos revela até aqui? Quais as estratégias estão em curso? Visivelmente três nomes se destacam: Renato Torres, Ziane Costa e Padre Eraldo. Existem outros nomes, como Dr. Rodrigo, Daniel Marques e Rafael Toledo, mas que até aqui não conseguem tencionar o processo para forçar uma atitude de erro dos três nomes mais destacados.

Nesse triunvirato político delmirense composto por Renato Torres, Ziane Costa e Padre Eraldo Cordeiro ninguém acredita que haverá espaço para uma quarta força. Ziane Costa flutua no lastro eleitoral do seu pai Lula Cabeleira, Renato Torres é a liderança política em ascensão na cidade e o prefeito Eraldo Cordeiro tenta agora às presas, com inaugurações, desfazer a imagem de “purgatório” que tem o seu governo.

Os três nomes ocupam patamares diferentes na consciência popular delmirense.

A) Ziane Costa representa um projeto de poder que durou 16 anos intercalados por períodos em que não convencem da necessidade de manutenção de um poder ininterrupto. (Nunca fizeram um sucessor).

B) Renato Torres é o novo nome e até aqui é o único que conseguiu tencionar o pleito. Pelo menos nas ruas o volume de trabalho propositivo do grupo Renova Delmiro passa a impressão de que a polarização será Renato Torres e Ziane Costa.

C) Padre Eraldo é o que tem a situação mais complicada no triunvirato. Está sem grupo e corre à “boca miúda” na cidade que as pesquisas para consumo interno são desanimadoras. A caminho do calvário político e pessoal, Padre Eraldo, que começou seu governo com nove apóstolos e duas apostolizas no legislativo municipal, se vê agora abandonado pela maioria e poderá ter em seu ato político final aos pés da sua cruz apenas Geraldo Xavier, Casa grande e Henriqueta. Faço aqui a ressalva de que, sem garantia de ressurreição no domingo de eleição, poderá ficar sozinho, lhe restando apenas a frase: “TJ Alagoas em tuas mãos eu entrego o meu espirito”.

Na parte 2 estaremos analisando os discursos de cada pré-candidato.

Até lá.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 98115-1002

Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas - Mais informação pra você!. ©2021. Todos os direitos reservados.