22/03/2020 02:16:22
Haroldo Almeida | Haroldo Almeida
22 de Março: Água e a “Carta escrita no ano de 2070”
Em março a data ambiental mais lembrada é o Dia Internacional da Água, que se comemora no dia 22, data que reflete o ativismo ambiental em prol das águas do planeta.
Haroldo AlmeidaRio São Francisco, Salgado

 Pensando em luta por melhor qualidade da água, o que mais chama a atenção é um texto “Carta escrita no ano de 2070”, que foi publicado em abril de 2002 na revista “Crónicas de los Tiempos”, como uma crônica, um relato fictício de uma sociedade ambientalmente devastada por não cuidar e preservar a água.

Quando o texto foi escrito, vários ambientalistas, cientistas e políticos, a analisaram como um grande exagero, que nunca íamos chegar a este ponto, e as degradações ambientais não seriam tão severas em tão pouco tempo.

O conteúdo deste documento é assustador e alarmante, passando por um relato de um cidadão da época de 2070 que descreve como a sociedade deste tempo vive para nós da atualidade. Contou que a maioria das pessoas só pode tomar meio copo com água por dia, não a usam para banho se higienizam com azeite mineral, as roupas são descartáveis para não gastar água para lavá-las que aumenta a quantidade de lixo no planeta, todas as pessoas e as mulheres têm que raspar os cabelos para mantê-los limpos, problemas de saúde, até alterações na morfologia das pessoas e mais outros relatos impactantes desta realidade.

A crise mundial daquela realidade foi causada pela quebra do ciclo de um item do ecossistema que é essencial para a vida, à água. Segundo o relato é irreversível tal situação e a humanidade junto com toda a vida no planeta estão beirando a extinção.
O cenário é aterrorizante e pensar que uma única espécie é a responsável por tudo que aconteceu e vai acontecer, é vergonhoso. E hoje estamos vendo que é uma possibilidade o mundo ficar sem disponibilidade de água própria para o consumo, humano, animal, vegetal e tecnológico.

Nosso planeta tem 70% de sua superfície coberta por água, destes menos de 3% é de água doce, para entender melhor é bom fazer uma analogia, se toda água do mundo se representasse em uma garrafa pet de 2 litros, a água doce seria cerca de uma colher de chá de água para consumo humano, mas então boa parte desta está em geleiras, ou em locais difíceis de acesso, então neste exemplo, só temos disponível cerca de 3 gotas de água, que estão nos rios, lagos, açudes e represas, acessíveis ao ser humano.

Carta escrita no ano de 2070 está amplamente divulgado para ter acesso a ele é muito fácil, só pesquisar “Carta do ano de 2070” nos sites de busca que encontra ele na íntegra, é pequeno e dá para ver a realidade fictícia que foi colocada.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 98162-1608

Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas - Mais informação pra você!. ©2020. Todos os direitos reservados.