21/07/2020 21:50:39
Haroldo Almeida | Haroldo Almeida
COMETA NEOWISE: O nordeste pode ver a olho nu
Descoberto em Março pela NASA o cometa já pode ser visto pelos nordestinos de hoje até o final do mês de julho.
Declan DevalCometa NEOWISE sobre Stonehenge

Para observar o cometa é simples, com a ajuda de um binóculos ou até mesmo a olho nú, pode ter a oportunidade, é ideal está em um local alto e com pouca luz artificial, e ficar observando o pôr do sol, então poderá ver um pequeno objeto logo após com um formato de um cometa, deve ter um pouco de paciência e contar com o céu sem nuvens para conseguir enxergar o astro.

Os cometas são formados por gelo, como também gases ou poeira estelar. Geralmente eles vêem de uma região chamada de Nuvem de Oort, que está a 50.000 vezes a distância a distância da Terra ao Sol. Por isso que é um momento muito raro e legal de presenciar e levar a família, para entender um pouco a vastidão o nosso sistema solar e o universo.

Segundo o site OlharDigital.com.br “O Cometa C/2020 F3 (Neowise) foi descoberto no dia 27 de março de 2020 nas imagens em infravermelho do telescópio espacial Neowise (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), da Nasa. Entre 22 e 27 de junho, foi percebido um aumento no brilho quando passou pelo campo de visão do telescópio espacial de observação solar Soho. Como ele estava em direção ao Sol, não poderia ser observado aqui da Terra, mas deixou os astrônomos atentos, com expectativa de sua aparição no início deste mês.”

O cometa está visível desde semana passada para os países do hemisfério norte do planeta e proporcionou grandes registros fotográficos, por conta do cometa estar com sua proximidade do sol, também ter uma quantidade maior de maior de material que estava sendo ejetada que deixava sua cauda estava maior e com o passar dos dias o cometa vai perdendo sua intensidade.

Ainda pelo site Olhar Digital, dá umas dicas de como fotografar o cometa “Se tiver uma câmera fotográfica, apoie-a em um tripé, aponte na direção do cometa, faça disparos utilizando o temporizador para evitar tremores indesejáveis. É importante configurá-la em modo noturno (ISO moderada, grande abertura e exposição elevada). Caso seja possível, treine algumas cliques noturnos com antecedência, fará toda a diferença, uma vez que não terá muito tempo para registrar o cometa”.

Mas em agosto, terá um encontro de três cometas o C/2020 F3 (Neowise), C/2017 T2 (Panstarrs) e o C/2019 U6 (Lemmon), mas não será tão fácil de visualização, só com telescópio.

Cometas são importantes por passarem por grande parte do nosso sistema solar e podem ter grandes informações sobre a formação de nosso sistema planetário.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 98162-1608

Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas - Mais informação pra você!. ©2020. Todos os direitos reservados.