04/01/2021 22:41:48
Haroldo Almeida | Haroldo Almeida
Delmiro Gouveia: Prefeita Ziane Costa nomeia Marco Diniz como Secretário de Meio Ambiente
Com mais de 10 anos de experiência na área de meio ambiente o geógrafo Marco Diniz o novo Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia.
Acervo pessoalMarco Diniz

O senhor Marco Antônio Diniz do Nascimento é Graduado em Geografia Universidade Federal de Alagoas/UFAL e estava como Assessor Ambiental do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, sendo Chefe de Unidade de Conservação e Fiscal Ambiental do Alto Sertão de Alagoas, além de ter muita experiência na área ambiental é um grande conhecedor da realidade ambiental da cidade de Delmiro Gouveia.

Ainda falando sobre a experiência perguntei ao secretário outros pontos importantes que ele queira acrescentar, “represento Alagoas como membro do GAT em dois Planos nacionais de Conservação a Espécies Ameaçadas da Caatinga e do Nordeste, com formação em pericia ambiental e gestão ambiental. Tenho participação em dois livros lançados pelo IMA relacionados a Meio Ambiente e Conservação, participei na criação de algumas unidades de conservação estaduais” ressaltou o Marco.

A escolha do nome dele é um grande avanço para o setor de meio ambiente do município de Delmiro Gouveia, onde o mesmo é uma pessoa influente na área ambiental tendo seu trabalho reconhecido em todo Brasil e sendo uma referência na área da fiscalização ambiental sendo requisitado para atuar em todo Nordeste.

Quando a prefeita Ziane Costa venceu as eleições rumores apontavam para uma junção de secretarias e o setor de meio ambiente não ia ter uma secretaria exclusiva, mas logo esta visão foi mudando, mesmo antes de ser empossada a prefeita atendeu um convite do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas para participar de uma reunião virtual que tinha o principal tema de pauta Propostas ambientais para os gestores e gestoras eleitos no ano de 2020, no dia 15 de dezembro de 2020 as 09 horas, ela designou o Marco Diniz para estar presente na reunião.

Em uma conversa virtual com o novo secretário ele colocou uns pontos importantes “A ideia dessa gestão é realmente efetivar e fazer funcionar uma secretaria de meio ambiente, após fazer valer funcionar a instituição, as demais ideias de fóruns, participação da população seria desenvolvido!” um aspecto que achei muito positivo, daí ele complementa “Minha primeira missão será implantar regularmente a área de transbordo, dar uma organizada na associação de catadores, tocar uns projetos para pequenos agricultores, tentar implementar o aterro sanitário, buscar recursos, criar o parque municipal, efetivar a educação ambiental nas escolas, fazer valer a fiscalização e licenciamento ambiental, dar uma geral no município” e finaliza “buscar parcerias junto ao governo estadual, federal e outros órgãos e vamos ter muito trabalho” ressaltou um Marco.

Falando um pouco de forma pessoal, senti muito contemplado, mesmo tendo passado 4 anos na secretaria de meio ambiente na gestão anterior, mas com a escolha do Marco Diniz como secretário, e do seu adjunto sendo o Jasiel Belizário do Nascimento que tem experiência de ter sido o secretario de meio ambiente na gestão anterior por mais de 2 anos e que proporcionou grandes avanços no sistema de gestão ambiental de Delmiro Gouveia, a prefeita está de parabéns e inicia a gestão positivamente acertando no direcionamento sobre as questões ambientais. Boa sorte a todos nesta empreitada.

E-mail: [email protected]
Telefone: (82) 98115-1002

Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas - Mais informação pra você!. ©2021. Todos os direitos reservados.