Buscar

Notícias

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Renan Filho percorre Rio São Francisco e realiza ato com governadores de SE, BA e PE
Ato em defesa do Velho Chico tem início nesta quinta (14) saindo de Piranhas e segue até Penedo para chamar a atenção do governo federal em prol do rio
Por Severino Carvalho/Agência Alagoas
Trajeto no Velho Chico inclui visitas em diversas cidades ribeirinhas para dialogar com autoridades locais e com as comunidades sobre os desafios e necessidades da população que depende do rio - Foto: Neno Canuto/Agência Alagoas

Na semana em que Alagoas completa 200 anos de Emancipação Política, o governo do Estado realiza um ato em defesa do Rio São Francisco, que reunirá os governadores da Bahia, Sergipe e Pernambuco na cidade de Penedo nesta sexta-feira (15). O evento marca o encerramento de uma viagem que Renan Filho inicia na cidade de Piranhas na manhã de quinta-feira (14) e finaliza na foz, em Piaçabuçu. O trajeto inclui visitas em diversas cidades ribeirinhas para dialogar com autoridades locais e com as comunidades sobre os desafios e necessidades da população.

Outros atos estão previstos para acontecer, ainda este mês, em Marechal Deodoro e Porto Calvo, União dos Palmares e Maceió. O objetivo é percorrer os caminhos da História de Alagoas com o olhar voltado para o desenho de uma nova rota para o Estado.

“Vamos fazer quatro atos públicos muito importantes no mês de setembro. Eu vou, junto com uma comitiva, descer o São Francisco num ato em defesa da revitalização do rio. Nós vamos à Serra da Barriga, em União dos Palmares, fazer um ato em defesa da igualdade racial e da liberdade; vamos fazer atos em Marechal Deodoro e Porto Calvo para resgatar as origens de Alagoas e mais um nas grotas de Maceió, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) para destacar a importância de o Estado estar perto de quem mais precisa, através do programa Vida Nova nas Grotas. No dia 16, faremos um grande desfile para comemorar nosso Bicentenário, em Maceió. Teremos também a virada cultural que acontece na capital e no interior do Estado”, detalha Renan Filho.

Na quinta-feira (14), às 7 horas, o governador e a comitiva iniciam o percurso em direção a Pão de Açúcar com chegada prevista para as 10 horas. Neste município, Renan Filho dará ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Após o ato, a caravana segue até Traipu com parada prevista para as 13h30. A terceira parada acontece em Porto Real do Colégio, por volta das 17 horas. O governador faz uma visita à Aldeia Kariri-Xocó. A partida de Porto Real do Colégio ocorre às 8h30 da sexta-feira (15) com destino a Penedo.

Governadores

A chegada está prevista para as 10 horas. No município de Penedo, o governador participa da inauguração do Teatro 7 de Setembro e sai em caminhada até a Casa de Aposentadoria, onde será realizado o ato em defesa do rio São Francisco com os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara; de Sergipe, Jackson Barreto; e da Bahia, Rui Costa.

“É muito importante no Bicentenário de Alagoas reunir os governadores do Nordeste para falar em alto e bom som que precisamos garantir a revitalização do rio. É preciso reunir esforços de vários Estados do Nordeste e cobrar da União um posicionamento em defesa do São Francisco”, propõe Renan Filho.

Em seguida, o governador segue para a comunidade de Potengy, em Piaçabuçu, na Foz do Rio São Francisco, onde se encontra com ribeirinhos.

“Os 200 Anos de Alagoas representam uma passagem, uma travessia entre um Estado que chegou a duvidar do seu potencial, quase se resignar diante dos problemas, e um Estado que hoje aponta firmemente para o futuro, começa a vencer desafios antigos, com novas soluções; se mobiliza para enfrentar, mesmo em tempos de crise, os problemas que precisam ser vencidos para que a gente entre, de vez, de verdade, em um novo século, em um novo tempo”, declarou o governador.

14/09/2017

10hs - Pão de Açúcar - Ordem de serviço do Cisp
13h30 - Traipu - Discurso sobre esgotamento e ambulância
17h - Porto Real do Colégio - Visita à aldeia Kariri Xocó

15/09/2017

10hs - Penedo - Inauguração do teatro 7 de Setembro/ Caminhada até a Casa da Aposentadoria/ Ato em defesa do Rio São Francisco com os governadores de Pernambuco, Sergipe e Bahia
15hs - Piaçabuçu- Conversa com ribeirinhos da comunidade Potengi

Postada em 12/09/2017 11:41
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Veja mais de Cidades

1

Dados de usuários

Facebook confirma que rastreia até os movimentos do seu mouse

2

E telefone

Pica-pau fura caixa de fibra ótica e deixa cidade do interior quase 5h sem internet

3

Cumpre pena de 12 anos

Quais as chances de Lula ser solto pelo STF na próxima semana?

4

Foi preso

Mãe 'dopa' filho que matou mulher e crianças e chama polícia: 'Aliviada'

5

Já mira 2020

Luiz Pedro, filho de Celso Luiz, retira pré-candidatura e declara apoio a Fátima Canuto

6

Assistência Social

Violência contra idosos é tema de palestra em Pariconha

1

Em entrevista

“Se fosse prefeito de Delmiro, eu geraria 10 mil empregos no município”, diz Carimbão

2

Prefeito de Mata Grande

TJ confirma para esta terça-feira julgamento de embargos em processo de Mandu

3

De Mata Grande

TJ remarca para dia 19 julgamento de embargo em processo contra Erivaldo Mandu

4

Dia 19

Audiências que podem cassar Padre Eraldo, o vice e 2 vereadores acontecerão nesta terça

5

Ficou para dia 20

Sinteal repudia atitude do prefeito de Delmiro Gouveia por cancelamento de reunião

6

Em entrevista

Carimbão não descarta ser candidato a prefeito em Delmiro Gouveia novamente

1

Violência

Homem é assassinado com vários disparos de arma de fogo em Inhapi

2

Fatalidade

Garoto de Delmiro Gouveia que necessitava de doação de sangue morre em Maceió

3

Confira

Prefeitura de Delmiro Gouveia divulga programação do São João, sem custos para o município

4

Insegurança

Criminosos invadem casa, fazem morador refém e roubam moto em Delmiro Gouveia

5

3 casos

Água Branca foi a cidade mais violenta do Sertão em abril, segundo estatísticas da SSP

6

Contra adolescente

Homem que teria problemas mentais é preso em Delmiro por tentativa de abuso sexual