Buscar

Notícias

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Santana, Pão de Açúcar e Piranhas recebem etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas
Construção de ginásios contribuiu significativamente para o aumento de participação
Por Manuella Nobre/Agência Alagoas
Na próxima semana (13 a 19 de maio), 528 equipes de voleibol, handebol, basquete e futsal disputam a fase regional da competição, abrangendo as modalidades infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos) - Foto: Valdir Rocha/Agência Alagoas

Mais de cinco mil alunos participarão da primeira etapa da maior competição do desporto escolar do Estado, os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). Na próxima semana (13 a 19 de maio), 528 equipes de voleibol, handebol, basquete e futsal disputam a fase regional da competição, abrangendo as modalidades infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

Os jogos acontecem nos seguintes municípios, distribuídos por Gerência Regional de Educação (Gere): 1ª e 13ª - Maceió; 2ª – Campo Alegre; 3ª - Palmeira dos Índios; 4ª – Cajueiro e Viçosa; 5ª – Arapiraca; 6ª Santana do Ipanema; 7ª – União dos Palmares; 8ª – Pão de Açúcar; 9ª – Penedo; 10ª – Maragogi; 11ª – Piranhas; e 12ª – Pilar e Coqueiro Seco.

O coordenador-geral dos jogos, Henrique Vilela, comemora o aumento do número de atletas inscritos nesta desta etapa, que passou de 3.400, em 2018, para mais de cinco mil este ano. Ele ainda enumera as mudanças da edição 2019.

“Esse ano temos mais uma novidade no formato da disputa: primeiro, realizaremos toda a seletiva regional das modalidades coletivas, para, em seguida, promover as individuais. Até então, a etapa estadual juntava as modalidades coletivas e individuais, mas, este ano, vamos separar totalmente. Teremos a regional coletiva, seguida da estadual, e, em agosto, faremos a seletiva estadual dos individuais”, adianta Henrique.

Números positivos – Henrique conta que a expectativa é que, este ano, o número de participantes seja superior ao ano passado. “Encerramos na semana passada as inscrições dos coletivos, onde constatamos um aumento significativo do número de participantes. A nossa expectativa é superar também o número geral da competição, que, ano passado, foi de cerca de 6300 atletas. Este ano, já temos 5.300 apenas nas modalidades coletivas. Isto é bastante positivo e cria expectativa também em relação aos números finais da competição”, avalia o coordenador geral dos jogos.

Municípios mobilizados - O coordenador dos Jogos também elogia a mobilização das Geres e dos municípios para as inscrições da edição deste ano. “Merece destaque também o empenho dos coordenadores regionais para fazer a articulação junto aos municípios, onde tivemos gratas surpresas em relação à participação destes. Um exemplo é a 7ª Gere, que abrange as equipes do Vale do Mundaú, com 62 equipes inscritas. Acredito que o aumento do número de ginásios construídos pelo Governo de Alagoas fortalece ainda mais esta participação”, credita Henrique.

O coordenador da 7ª Gere nos jogos, Lucimar Ferreira, afirma que está tudo pronto para o início dos jogos na regional. “Estão todos animados, é um período em que toda comunidade escolar está muito envolvida, é uma disputa muito boa, com a participação de escolas públicas e particulares de toda a região, que conta com sete municípios envolvidos. Acredito que a disputa será muito forte e a expectativa é enorme entre os estudantes”, afirma.

Novos ginásios – Desde o início da primeira gestão, uma das prioridades do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, foi o investimento em infraestrutura das unidades de ensino, assim como em ginásios poliesportivos. Ao todo, são 50 ginásios construídos e 19 recuperados em todo o Estado.

Postada em 10/05/2019 10:53 | Atualizada em 10/05/2019 13:40
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Veja mais de Esportes

1

Ex-aliado

Frota volta a atacar governo Bolsonaro: "pornografia política de baixo nível"

2

Vaidade?

Governador de MG homenageia a si mesmo com medalha que prometeu extinguir

3

voltam atrás

Aliados de Moro tentam impedir instalação de CPI da Lava Jato, que já tem assinaturas

4

EM SP

Após decisão judicial, Doria devolverá apostilas com encarte sobre diversidade sexual

5

Inconstitucional

Dodge pede que STF suspenda portaria 666 de Moro sobre deportação de estrangeiros

6

Podia ser usada

Privada de ouro maciço é roubada em exposição na Inglaterra

1

Identificados

Ação conjunta das polícias Civil e Militar identifica ladrões de carros em Delmiro Gouveia

2

Falta de recursos

Trabalhadores da Odebrecht no Canal do Sertão fecham rodovia em protesto contra demissões

3

Impunidade

Assassinato de Rodrigo Alapenha em Delmiro completa 25 meses e crime segue sem solução

4

No 7 de setembro

Governador e vice aderem à manifestação Lula Livre em Maceió

5

Sucessão em 2020

“Não apoio o ex-prefeito Moacir Vieira e nem o atual vice”, afirma prefeito de Pariconha

6

Polêmica sobre rateio

Audiência Pública na Câmara de Delmiro Gouveia debate precatórios do Fundef

1

Atentado

Caminhoneiro é alvejado com vários tiros enquanto chegava em casa em Delmiro Gouveia

2

Na AL-220

Batida entre carro e moto em Jaramataia resulta na morte de jovem de Belo Monte

3

Capturado

PC/AL captura em Mata Grande foragido da Justiça acusado de tentar matar adolescente na BA

4

Esclarecimento

Jovens detidos após assalto a posto em Delmiro são inocentes e foram liberados

5

Fenômeno incomum

Cascavéis são flagradas no entorno de residência e cruzando rodovia no Sertão de Alagoas

6

Caso Husani

Ação policial em Paulo Afonso captura acusado no assassinato de músico em Delmiro Gouveia