Frustração. Esse é o sentimento de jovens do município de São José da Tapera, onde o número de desempregados é um dos mais altos no Sertão de Alagoas.
Durante a semana todos foram surpreendidos, pelas redes sociais, com a publicação de um vídeo no qual o prefeito do município, Jarbas Pereira Ricardo (MDB), anunciava que iria realizar uma live para falar sobre a programação de São João, concurso público, uma agência da Caixa Econômica e outros temas pontuais, além de interagir com as pessoas.
E na noite da quinta-feira (12) a promessa foi cumprida. Pelo menos parte dela.
Na live, que durou cerca de uma hora, o prefeito, com uma camisa polo e de bermuda, acompanhado de pessoas de seu convívio, repetiu o que já tinha falado na Câmara Municipal, onde fez uma improvisada prestação de contas de seu mandato. Improvisada sim, pois tanto na Câmara quanto na live o prefeito taperense se excedeu nos usos dos futuros do presente e do pretérito.
Principal assunto que todos queriam saber – o concurso público – foi tratado de forma midiática. Jarbas apenas disse que iria nomear uma comissão e mandou que todos estudassem. E só. Realmente não foi e nem é o que ninguém em Tapera queria ouvir. Todos acreditavam que o gestor iria anunciar algo mais sólido, mas suas palavras repletas, nas entrelinhas, de incertezas frustraram os sem perspectivas taperenses.
É bem verdade que um concurso público não pode ser realizado da noite para o dia. Requer muito tempo para prepará-lo. Mas, sem uma orientação profissional, o prefeito engabelou uma legião de pessoas que esperava algo melhor dele. E por falar em pessoas, Jarbas não interagiu com ninguém que participou da live. E teve muita gente participando.
Jarbas também comentou que projeta a construção de uma nova escola no Centro de Tapera, mas, novamente, deixou dúvidas sobre quando isso irá acontecer. Sobre a Caixa Econômica em Tapera, foi outro vago anúncio, de modo que Jarbas disse que “não sabe se virá, mas que irá torcer por isso”.
Aproveitando-se do momento, mesmo dizendo que é contra todos os tipos de violência, o prefeito voltou a atacar quem lhe critica. Após dizer que vai calçar 100% das ruas em Tapera – é bom lembrar que as atuais obras de calçamento são realizadas pelo Governo do Estado e não pela prefeitura –, Jarbas voltou a chamar de fake news a informação na qual a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e especialistas do meio ambiente chamam a atenção para a fala dele quando anuncia que irá colocar água nas casas através de uma obra – do município – que deve ligar o Canal do Sertão a uma tubulação que vem sendo projetada na área rural.
Destaca-se que Jarbas, cuja família Pereira Ricardo está prestes a completar 36 anos, junto com seus aliados, no comando do Poder Executivo Municipal de São José da Tapera, tenta freneticamente colocar em dúvida a idoneidade profissional de jornalistas e órgãos de comunicação no Sertão – e nunca em Maceió, onde outros veículos de comunicação também têm denunciado sua administração – que divulgaram a nota da Casal e as falas de ambientalistas que desmentem o prefeito e chamam a atenção para a possível prática de crime contra a saúde pública, caso a água do Canal do Sertão seja usada para consumo humano sem que seja construída uma Estação de Tratamento de Água (ETA).
Enfim, com o dom do uso da prosopopéia, o gestor Jarbas, que já foi preso pela Polícia Federal em 2019 suspeito de desviar em apenas 17 dias cerca de R$ 5,4 milhões do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e que garante que irá provar sua inocência, terá que muito em breve retornar a se explicar para a população de Tapera, de maneira clara, sem o uso da indecisão, hesitação ou imprecisão.
Claro, nem tudo na fala do prefeito Jarbas ficou no vazio. Alegando que a contratação de uma banda musical para o período junino é bastante cara, o prefeito anunciou uma programação para o São João nos dias 11 e 22, com as apresentações das bandas Forró Maior, que já teve seu auge nos anos 80 e 90, a desconhecida banda Forró Baú, o sucesso na época da pandemia Jonas Esticado, e, para salvar a todos – ufa –, Cavaleiros do Forró e atrações locais. Pronto, terminou a live.
Utilize o formulário abaixo para comentar.