Buscar

Bruno Mafra

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Quem é Bruno Mafra? Professor, bacharel em teologia, pós-graduado em filosofia, licenciado em Sociologia e mestre em teologia histórica.
A última semana de Jesus – Da entrada em Jerusalém até a ressurreição. Parte final
Foto: Divulgação/Internet

*Domingo da ressurreição

“E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro? E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande. E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas. Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse. E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.” (Marcos 16:1-8)

Comentário

Antes de qualquer coisa é preciso saber que nós só conhecemos Jesus hoje por causa da ressurreição. Sem ela tudo teria acabado na cruz. Esse texto não é um relato histórico, mas uma produção a partir do impacto sofrido por toda a comunidade de Marcos. No início se buscou muito entender porque o homem que eles criam ser o messias morreu tão violentamente. 

Mas, o que originou a fé na ressurreição de Jesus? Ela foi um fato isolado dentro da sua cultura? Foram as aparições de Jesus que deram origem a fé na ressurreição dele. Como dele? A ressurreição de Jesus não é um fato isolado. Era crença comum mortos aparecerem a amigos e darem seu recados. Então porque a ressurreição de Jesus vai incomodar tanto as autoridades?

Não são simples aparições. Ela todas tem recados precisos. A voz primeira dessas aparições com registro escrito é Paulo de Tarso. Ele diz:

“Apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maioria ainda vive e alguns já são mortos; depois apareceu a Tiago e em seguida aos Apóstolos. E, por último de todos apareceu a mim, como a um abortivo” (1 Cor 15,6).

Paulo está dizendo que no ano em que ele está agora 56 d.C. ainda tem irmãos capazes de testemunhar as aparições.

“É a eles (apóstolos) que se manifestou com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus” (Lc 1, 1-3).

Uma fala marcante do Jesus ressuscitado encontramos em Mateus. 

“E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28, 16ss)

A missão não pode parar e Jesus se mostra não ser mais uma voz comum vinda do além.
_______________________________________________________  

Vamos analisar (Marcos 16:9-20). 

“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.

Comentário

Por que Jesus aparece primeiro a uma mulher numa sociedade patriarcal? Desde o início do seu ministério as mulheres são decisivas. Ele tinha ajuda de mulheres ricas como a esposa de Cuza administrador dos bens de Herodes.
Os discípulos choram, ainda sem entender o todo acontecido.
______________________________________________________

“E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

Comentário  

O ressuscitado aparece a muitos. Depois aos apóstolos e ordena: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Esse imperativo de Jesus funda a comunidade nazarena como seita dentro do judaísmo.
_______________________________________________________

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.”

Comentário

Marcos termina o seu trabalho falando dos sinais que irão acompanhar toda a comunidade que acreditou em Jesus.

É um texto de um crente com profunda influência do seu meio cultural. Claro que Marcos está aqui potencializado por sua disposto a enfrentar as serpentes, expulsar os demônios, aprender novas línguas. E confirma que tudo isso aconteceu. “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.” 

Jesus volta sua posição de glória depois de cumprir o cálice do pai imposto a Ele. Assentou-se a direita de Deus Pai.
Segunda a crença voltará em tempo oportuno.

Agradeço a todos os amigos de perto e de longe que tiveram a coragem de fazer esse exercício nesse tempo de Semana Santa e que sempre davam sua visões sobres as publicações e aquilo que mais gostavam nelas.

Paz e bem a todos que abraço no Cristo libertador.
Até uma outra oportunidade.

Postada em 21/04/2019 08:35
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Bruno Mafra

1

Ação rápida

Homem é preso suspeito de esfaquear e matar irmão em Delmiro Gouveia

2

Crueldade

Homem é suspeito de atropelar mulher por não aceitar fim de relacionamento em Pariconha

3

Após denúncia

Jovem de 16 anos é apreendido com simulacro de arma de fogo em Santana do Ipanema

4

Na AL-135

Capotamento de carro deixa um morto e quatro feridos em São José da Tapera

5

Certame em vista

Edital do concurso público de Água Branca será disponibilizado dia 21 deste mês

6

Após bebedeira

Homem é encontrado morto com vários golpes de faca em Delmiro Gouveia

1

Locação de veículos

Documentos apreendidos e depoimentos detalham esquema de corrupção em Delmiro Gouveia

2

Eleição do Conselho

Confira resultado da eleição para conselheiros tutelares em cidades do Sertão

3

Pedido do MPE

Pedido de prisão do prefeito de Delmiro passa de Washington Luiz para José Carlos Malta

4

Artigo

Desorganização no pleito para a votação de conselheiros tutelares em Delmiro Gouveia

5

Feito pelo MPE ao TJ

Após pedido de prisão, vereadores de Delmiro Gouveia dizem que vão provar inocência

6

homenagem

Entrega de Título de Cidadão ao Sargento Da Silva lota Casa Legislativa em Delmiro Gouveia

1

Violência

Jovem é assassinado enquanto entregava lanches a domicílio em São José da Tapera

2

Violência

Vendedor ambulante é encontrado morto com vários golpes de faca em Inhapi

3

Mandado cumprido

Preso em Delmiro Gouveia homem acusado de matar a esposa a facadas em Mata Grande

4

Locação de veículos

Documentos apreendidos e depoimentos detalham esquema de corrupção em Delmiro Gouveia

5

Eleição do Conselho

Confira resultado da eleição para conselheiros tutelares em cidades do Sertão

6

Pedido do MPE

Pedido de prisão do prefeito de Delmiro passa de Washington Luiz para José Carlos Malta