Após a liberação de mais de 4.000.00 m3/s de água que resultou na cheia do rio São Francisco, inicialmente no dia 12 de janeiro de 2022.
O acontecimento proporcionou um espetáculo esplêndido, além da beleza das águas de uma azul esverdeado, o rio que parece mar proporcionou a muitos comerciantes um lucro exorbitante, com o aumento do volume das águas, açudes e viveiros se romperam liberando muitas espécies e um alto volume de peixes, os mesmos chamaram a atenção de grande parte da população ribeirinha que logo buscaram meios para garantir sua pescaria.
O número de pessoas à procura de acessórios de pesca foi tão grande que segundo um comerciante da área em Pão de Açúcar ressaltou, “ o número de pessoas à procura aqui de materiais foi tão grande que perdemos a conta, só para ter uma noção em um dia vendemos mais de mil anzóis” segundo o mesmo ele comemora as vendas e agradece, por outro lado ele fica triste porquê outros comerciantes que se localizavam a beira do rio estão a bastante tempo sem vender.
Além de uma paisagem maravilhosa, para quem é jovem de mais e não acompanhou outras enchentes, esse é um momento único e digamos que raro. Segundo uma popular : “vê o rio assim nos enche de esperança, arranca sempre um sorriso e uma lágrima, disse ela.