Em anúncio realizado no meio de janeiro, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia confirmou que Alagoas, com outros 10 estados, vai contar com o serviço de Balcão Único. O projeto permite que novos empreendedores consigam abrir uma empresa com menos burocracia, e via um formulário único e digital. A ideia é incentivar a abertura de novas empresas nas regiões. Atualmente, o serviço funciona em seis estados, sendo um sucesso mesmo com a crise que afeta o país. Outro aspecto importante é a digitalização do empreendedorismo no Brasil, que começa a ganhar corpo em diferentes regiões.
O projeto tem o apoio não apenas do Governo Federal, mas também da Secretaria Especial da Receita Federal, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria Especial de Modernização do Estado (Seme). A ideia é que isso reduza o tempo de abertura de uma empresa para apenas dois dias, e tudo feito de forma digital. Uma mudança importante, principalmente com o Brasil abrindo espaço para diferentes serviços online.
Disponível apenas em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, o Balcão Único promete causar um impacto positivo também em Alagoas, pois a região tem uma forte demanda por menos burocracia para os empresários. Desde 2019, vários programas estatais buscam apoiar os empreendedores da região. Os resultados são positivos, pois fomenta a economia local. Em 2020, por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas teve um crescimento de 4% e ficou entre os melhores resultados do Nordeste. Ou seja, o estado é uma referência para o mercado.
A ideia de abraçar o espaço digital é importante, e pode ser feita de diferentes maneiras, não apenas com o Balcão Digital. Por exemplo, algumas empresas estão investindo em uma maior presença nas redes sociais, algo que pode trazer muitos resultados positivos. A popularização dos vídeos online, seja em formato de propaganda, de slideshow interativo ou até mesmo de uma montagem com fotos, faz com que esse formato tenha muito alcance na internet. Essa audiência online pode significar mais clientes e mais lucro.
Outros estados
Além de Alagoas, outras regiões também serão adicionadas ao programa Balcão Único. O Governo Federal divulgou uma lista com Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A ideia do Governo Federal é que todo o Brasil tenha acesso ao serviço até o final de 2022. Isso deve promover uma digitalização completa em todos os serviços, principalmente com foco no empreendedorismo.
Nos últimos anos, o Brasil deu maior atenção para os serviços digitais e viu uma resposta positiva. O investimento em inovação, por exemplo, representou 0,5% do PIB nacional, e a tendência é que esse número continue a crescer no futuro. Alguns dados do Governo mostram que a resposta econômica é positiva, então vale a pena gastar para que o país tenha mais recursos digitais em todos os lados. As próprias redes sociais representam uma alternativa interessante, com geração de emprego e impacto real na economia brasileira.
A chegada do Balcão Único em Alagoas era algo esperado, mas que mesmo assim representa uma digitalização importante no estado. O serviço promete acabar com muitas burocracias, e assim os empreendedores podem abrir novas empresas em poucos dias. O real impacto desse novo programa nos alagoanos será visto no decorrer do ano, mas a promessa é de notícias positivas. Em um ano de recuperação econômica, todas essas novidades são interessantes para o mercado interno voltar a render bons números.
Utilize o formulário abaixo para comentar.