Buscar

Wellington Amâncio

Compartilhe:
Quem é Wellington Amâncio ? Professor, fotógrafo, escritor e músico; mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB; especialista em Ensino de Filosofia (UCAM); graduado em Pedagogia e em Filosofia (UNEB).
Seis bons procedimentos a quem está internado com a covid
"Umbuzeiro mágico da sorte" - Foto: Wellington Amancio

O presente texto busca somar bons procedimentos a serem adotados por pacientes de covid em hospitais durante os dias de internamento.

Antes de adotá-los pergunte ao seu médico sobre a eficácia destes.

Afirmo que os dois primeiros procedimentos ouvi de médicos, de fisioterapeutas, de enfermeiras e de pacientes. Os demais procedimentos aprendi com pacientes e enfermeiros(as).

Para salvar o infectado com covid de situações muito adversar é preciso interná-lo em hospital especializado o quanto antes, logo que se apresentem os sintomas graves da covid. É preciso convencê-lo deste protocolo, esclarecendo que não se trata de “internamento de UTI” ou de “internação para intubação” (me desculpem pelo “uso leigo” destes termos). A internação aos primeiros sintomas graves. Este seria o protocolo de emergência. Não acredito em tratamento domiciliar de covid com infecção pulmonar, mesmo com os remédios apropriados.

Boa sorte a todos.

1º Procedimento — Pare de tagarelar

No Facebook vi gente ofegante mandando mensagens de vídeo pelo Whatsapp relatando seu quadro grave. Que absurdo!

Enquanto estive internado no HE vi um senhor conversando no celular durante a manhã e tarde. Não sei se por "causa e efeito", mas, pela noite, precisou receber oxigênio por um tubinho no nariz e ser acompanhado constantemente por enfermeiros e médicos. Falou-se em levá-lo à UTI. No dia seguinte foi à UTI para observação. 

Segundo o que vi, ouvi e vivi, aconselho fazer o máximo de silêncio (visto que falar espalha o vírus, mesmo com o uso de máscara que deve ser constante). Mude o chip do seu celular, faça um grupo de Whatsapp apenas para a sua família, que por sua vez repassará as informações do seu quadro clínico aos amigos e conhecidos. Mantenha-se em silêncio, poupe seus pulmões. Eu penso que falar faz os pulmões inflamados vibrarem causando talvez algum dano; para falar é preciso inflar os pulmões, acho que isto os agride bastante. Faça movimentos apenas necessários no primeiro dia. Tente descansar, dormir. Fale apenas o suficiente com médicos e enfermeiros.

Segundo o que me ensinaram, quando internado, ao adotar muito descanso, isto é, resguardar-se e fazer bastante silêncio, geralmente, quando tudo corre a favor, possibilitará sentir uma melhora patente no segundo dia após tratamento. Normalmente os efeitos dos remédios e a aproximação da cura se tornam evidentes. 

2º Procedimento — Posição de prona

A posição de prona é deitar-se de bruços. Ajuda no tratamento de pacientes com covid-19, segundo artigo da Secretaria do Estado da Saúde, como você pode ler neste Link

Passar boa parte do tempo de bruços dá descanso e espaço aos pulmões para respirarem. Segundo me informou um médico, boa parte dos pulmões estão nas costas. Deixar as coisas livres é essencial para que o pulmão infle melhor trazendo alívio respiratório ao paciente e ajudando-o na recuperação dos pulmões.
Notei de imediato a verdade deste Procedimento Prona e senti meu quadro clínico evoluir positivamente.

3º Procedimento — mantenha-se protegido

Use máscara enquanto estiver internado. Use álcool para higienizar as mãos quando for ao banheiro, antes e depois de tocar na maçaneta, na pia, na torneira, ou apertar a descarga. Borrife álcool no assento do vaso sanitário antes de assentar e de sair.

4º Procedimento — Exercício respiratório

Sempre que possível, sem forçar os pulmões, faça o seguinte exercício: Inspire “como quem cheira uma flor e expire ao modo de soprar uma vela” — ensinaram-me com estas palavras. Ou seja, Inspira pelo nariz e expira pela boca. Pode-se fazer esse exercício por algum tempo, sobretudo se se sentir bem. Pergunte ao médico, ao fisioterapeuta, sobre os seus benefícios.


5º Procedimento — Higienize-se em tempo hábil

Às vezes é um tanto difícil permanecer por algum tempo no banheiro tomando banho. Estando de pé, fica-se mais ofegante nos dois primeiros dias hospitalizado. Se puder tomar banho assentado numa cadeira de plástico o faça, e até mesmo acompanhado de um enfermeiro, se precisar. Antes do banho, prepare todo o material, mantenha-se sentado um pouco, se possível e faça o 4º procedimento. Nós homens adotamos o seguinte procedimento de higienização: Ainda sentados da cama púnhamos sabonete líquido nos cabelos, nas axilas, no rosto (cuidado com os olhos), e nas partes íntimas, para ganhar tempo no banheiro. No terceiro dia, com a melhora do quadro clínico, retornávamos aos nossos banhos mais longos.

6º Procedimento — Ouça música instrumental

Diante do apresentado acima você pode achar este último procedimento é uma besteira. Não, não é verdade. Certas música acalmam a mente, que por sua ver atua no coração, nos batimentos cardíacos, diminuindo-os para menos de 80 por minuto, quando deitado. Por fim, com o corpo relaxado a respiração melhora muito — e é possível maiores níveis de saturação, conforme o oxímetro pode indicar, segundo aferição de médicos e enfermeiros. Não sou médico, mas o médico deve corroborar com a necessidade de um “estado de calma” para facilitação da cura da covid.

Eis aqui duas indicações de música instrumental que fizeram bastante sucessos entre nós paciente do HE:

Clique no Link 01

Clique no Link 02

Meu desejo é que este texto seja útil para você. Antes, certifique-se com os médicos acerca dos benefício de tais procedimentos acima apresentados. Acredito que eles aprovarão.

Por fim, gostaria de apresentar uma importante sugestão à Secretaria da Saúde do Município e à UPA, duas instituições que têm demonstrado um serviço essencial e determinante à nossa comunidade. Recomendo que solicitem ao Hospital de Emergência do Agreste (HEA) os protocolos de tratamento de covid para não intubado. O HE é um hospital especializado no tratamento da covid e vi muitos sucesso por lá, assim como em Delmiro Gouveia. Seria de grande valia iniciar um intercâmbio, enviar um pequeno grupo com pessoas especializadas da área da saúde para um breve estudo dos procedimentos do HE, no intuito de incorporar mais informações, procedimentos e remédios aos nossos protocolos atuais de tratamento da covid, que reconhecidamente também estão salvando vidas em Delmiro Gouveia.

Dedico este pequeno artigo ao Pastor Eraldo Lopes, à Pastora Ana e à minha família

Em memória do Reverendo Leonardo Tomaz

Postada em 11/05/2021 16:58 | Atualizada em 13/05/2021 06:53
2 Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Wellington Amâncio
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

Orgulho alagoano

Modelo de Inhapi destaca-se nas passarelas e sonha com carreira internacional

2

Se deram mal

Criminosos trocam tiros com policiais, capotam carro e acabam presos em Olivença

3

Mais gastos

Governo vai gastar R$ 25 milhões com nova estatal, a NAV Brasil, neste ano

4

Violência

Fotógrafo é morto em Niterói após pedir silêncio a traficantes para a filha dormir

5

luto na política

Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos, vítima de câncer

6

Antônio Melo

Podcast: De novo, com o Canal, guaraná e bolo enganam o sertanejo

1

Olho D'água das Flores

Prisão de motorista de prefeitura pode colocar na cadeia “Tribunal da Morte” do Sertão

2

DE VOLTA

Bolsonaro retorna ao Sertão e inaugura Trecho 4 do Canal do Sertão em São José da Tapera

3

Prazo de 90 dias

Câmara de Delmiro Gouveia firma contrato de mais de R$ 8 mil para compra de microfones

4

Wellington Amâncio

Seis bons procedimentos a quem está internado com a covid

5

Wellington Amâncio

Sobreviver à Covid — Um relato

6

MAIS DINHEIRO

Deputados aprovam reajuste dos subsídios de servidores públicos estaduais

1

Olho D'água das Flores

Prisão de motorista de prefeitura pode colocar na cadeia “Tribunal da Morte” do Sertão

2

Violência

Homem que seria morador de rua é espancado até a morte em Delmiro Gouveia

3

Delmiro Gouveia

“Só dei duas ripadas, outros terminaram o serviço”, diz suspeito de matar morador de

4

Na AL-145

Homem com problemas mentais morre depois de ser atropelado em rodovia de Água Branca

5

Exclusivo

Morador de rua encontrado morto com marcas de espancamento em Delmiro seria da Bahia

6

BOA NOTÍCIA

Caixa antecipa segunda parcela do auxílio emergencial