Buscar

Wellington Amâncio

Compartilhe:
Quem é Wellington Amâncio ? Professor auxiliar na UFAL - Campus Sertão (2016-2018); mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela UNEB; especialista em Ensino de Filosofia (UCAM); graduado em Pedagogia e em Filosofia (UNEB). Escritor, fotógrafo, músico e artista visual.
"Apontamentos sobre fruição poética", por Ronald Augusto

I O qualificativo entranha-se nas dobras do seu caráter como um incômodo, pois Máximo, o poeta, sabe, de algum modo, que no fundo não é senão um “homem sem qualidades”. Máximo tenta aprender a não se tornar o que realmente é: seu antônimo, “o ponto mais baixo”. E por se sentir sempre no estrito limite menor de algo, persegue, em fim de contas, a poesia mais convencionalmente poética do seu tempo. Como se ela fora um axioma; uma sentença estético-doutrinal incrustada em seu destino menos como a explicação do que como a mitigação desse transe de néscio em que se vê enredado: a busca por uma posição de destaque dentro sistema literário.

II Biblioteca da poesia de agora-agora. Livros medianos. Depois alguns talvez se tornem bons. Os poetas se inclinam sobre a tábula do mundo como se eviscerassem um livro mudo. O real é vertido segundo o dicionário dos seus poemas. As coisas, as palavras-coisa, as cidades, o amor “e na sua ausência o amor”, seus poetas prediletos, enfim, tudo é lavado de seus significados convencionais nessa outra água léxica dos seus-alheios poemas. A água que esmalta o carrinho de mão do poeta William Carlos Williams.

III O sentido é aquilo que se localiza (ou se dissipa) em pós o texto e antes que se instale o apetite sígnico do leitor. Ou seja, não está mais no poema e, todavia, não cabe inteiramente no complexo crítico-sensível do receptor possível; este se apodera mais da oscilação ou da fantasmagoria daquele do que de uma realidade definitiva que lhe definiria – como seria desejável ao senso comum –, não fora ele, o sentido, tão indecidível e coisa de inalcançar (Guimarães Rosa dixit). O sentido tem parte com uma espécie de transferência, isto é, na acepção relativa à translado, aquilo que um leitor passa para outro. Pois o sentido, de resto, não fica com ninguém. O sentido tem parte com um despertencimento.

IV Quando a poesia perde relevância e decai, a crítica a segue. A crítica literária só voltará a ter alguma importância e ser de algum interesse, quando a literatura recuperar a sua dimensão de arte. Reza a máxima de que não há crítica sem arte.

V Nem sempre somos os mesmos quando nos abandonamos à leitura. Cada texto engendra uma máscara que o leitor concorda em afivelar à sua própria face visando uma fruição mais radical. O tempo e o lugar, às vezes imprecisos na trama textual, convidam-nos a um jogo de simulações. Através do teatro da língua literária, nem sempre representará um choque sísmico passar, por exemplo, do Ecce Homo de Friedrich Nietzsche, para os poemas líricos de Dante. Com efeito, o discurso e a retórica são outros, assim como os dilemas estéticos e morais, e, além disso, a ideografia. Mas, o ponto de mixagem, o sorvedouro onde esses contrastes menos se anulam do que se retesam é o efêmero presente da linguagem que nos toca atualizar.


Ronald Augusto é poeta, letrista e crítico de poesia. Formado em Filosofia pela UFRGS. Autor de, entre outros, Confissões Aplicadas (2004), Cair de Costas (2012), Decupagens Assim (2012), Empresto do Visitante (2013), Nem raro nem claro (2015) e À Ipásia que o espera (2016). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blogspot.com e escreve quinzenalmente no http://www.sul21.com.br/jornal/

Postada em 13/10/2019 16:14 | Atualizada em 13/10/2019 16:15
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Wellington Amâncio
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

Ação rápida

Homem é preso suspeito de esfaquear e matar irmão em Delmiro Gouveia

2

Crueldade

Homem é suspeito de atropelar mulher por não aceitar fim de relacionamento em Pariconha

3

Após denúncia

Jovem de 16 anos é apreendido com simulacro de arma de fogo em Santana do Ipanema

4

Na AL-135

Capotamento de carro deixa um morto e quatro feridos em São José da Tapera

5

Certame em vista

Edital do concurso público de Água Branca será disponibilizado dia 21 deste mês

6

Após bebedeira

Homem é encontrado morto com vários golpes de faca em Delmiro Gouveia

1

Locação de veículos

Documentos apreendidos e depoimentos detalham esquema de corrupção em Delmiro Gouveia

2

Eleição do Conselho

Confira resultado da eleição para conselheiros tutelares em cidades do Sertão

3

Pedido do MPE

Pedido de prisão do prefeito de Delmiro passa de Washington Luiz para José Carlos Malta

4

Artigo

Desorganização no pleito para a votação de conselheiros tutelares em Delmiro Gouveia

5

homenagem

Entrega de Título de Cidadão ao Sargento Da Silva lota Casa Legislativa em Delmiro Gouveia

6

Feito pelo MPE ao TJ

Após pedido de prisão, vereadores de Delmiro Gouveia dizem que vão provar inocência

1

Violência

Jovem é assassinado enquanto entregava lanches a domicílio em São José da Tapera

2

Violência

Vendedor ambulante é encontrado morto com vários golpes de faca em Inhapi

3

Mandado cumprido

Preso em Delmiro Gouveia homem acusado de matar a esposa a facadas em Mata Grande

4

Locação de veículos

Documentos apreendidos e depoimentos detalham esquema de corrupção em Delmiro Gouveia

5

Eleição do Conselho

Confira resultado da eleição para conselheiros tutelares em cidades do Sertão

6

Pedido do MPE

Pedido de prisão do prefeito de Delmiro passa de Washington Luiz para José Carlos Malta