Buscar

Haroldo Almeida

Compartilhe:
Quem é Haroldo Almeida? Ambientalista, observador dos céus, pacifista, nerd-leitor de quadrinhos e curioso por questões sociais.
Texto pessoal: Como o meio ambiente toca uma vida!
Um relato histórico de como a ecologia tocou a minha vida, e está até hoje fazendo parte essencial de minha postura profissional.
Serra do Craunã em Água Branca - AL - Foto: Haroldo Almeida

Me chamo Haroldo Oséias de Almeida, nasci em 13 de dezembro de 1982 na cidade de Gravatá em Pernambuco, filho de Maria Julia e Nelson e desde muito cedo plantas e animais me encantava, que vejo isso tão natural em todas crianças, ouso afirmar que todos nascemos com uma ligação com o meio ambiente tão natural e com um tempo vamos perdendo.

Lembro que quando tinha 2 anos residia na cidade de Gravatá - PE, e minha avó residia em Chã Grande - PE, e meu pai pegava eu e meu irmão e levava para ver minha avó, lembro bem que o meu bisavô adorava contar histórias do tempo de criança e sua descendência indígena era algo que chamava muito atenção. Em uma destas viagens para Chã Grande, minha avó a senhora Julia Francisca me proporcionou uma das experiências mais lindas de minha vida, onde ela me levou para tomar banho de rio, deveria ter 6 anos de idade e lembro bem o rio bem limpo de água transparente, dava para ver os peixes passando, um momento marcante para a minha ligação com o meio ambiente, na verdade era um riacho, chamado de “Muntuis”.

Passando um pouco mais o tempo, meus pais gostavam de assistir o Jornal Nacional, isso era no ano de 1992, estava com quase 10 anos, e eu sempre estava junto dos meus pais acompanhando o jornal, lembro que falou da ECO 92 e uma garota a Severn Suzuki, falou no evento, ela tinha apenas 12 anos, talvez foi sua beleza que na época me chamou a atenção e o fato de uma criança poder ter um espaço em um jornal que era algo para adultos. Posteriormente pergunto a meus pais o que esta menina está falando, e meu pai respondeu “ela está falando que devemos proteger os animais e florestas, se não vamos ter muitos problemas” e pergunto a minha mãe no outro dia a mesma coisa e ela completa “você pode ajudar a defender a floresta evitando que cortem, plantando árvores para aumentar a floresta”, fiquei com estas duas informações na minha cabeça martelando.

Quando fui morar em Chã Grande, e o município tem uma relação muito grande com a natureza, por ser um cidade pequena e o rural acaba se misturando com o urbano de uma forma tão natural que quase não se percebia, e tinha como diversão de ir para a zona rural, para os sítios e açudes, sempre nos finais de semana e quando se tinha tempo, aprendi a ter uma paixão e respeito ao meio ambiente.

Estudei na escola Municipal XV de março tive a oportunidade de estudar com a professora Maria Verônica (conhecida por Ponca) que ensinava práticas agrícolas e levou o tema meio ambiente para a sala de aula, outra professora a Graça Soares que ensinou ciências e biologia, e fortaleceu ainda mais o conceito de proteção ambiental.

Chegando a finalizar o ensino médio foi o momento de buscar um desenvolvimento profissional, e a área de meio ambiente já era uma tendência para minha vida e comecei a desenvolver uma atividade voluntária de apoio aos catadores de material reciclável de Chã Grande, e um local que tive contato com pessoas que influenciaram a entrar mais na área da ecologia, como as Psicólogas Quiteria Lucia e Clara Chaves, Professores Givaldo Rodrigues e Manuel Augusto e os catadores senhor Neném e dona Josefa, conheci o amigo Mayr Lapenda secretário de meio ambiente de Chã Grande, não posso esquecer do Jornalista Tomaz de Aquino. Foram momentos riquíssimos, que entendi o que realmente é meio ambiente, após isso atuei de forma voluntária na formação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca, conheci o João Domingos e posteriormente atuei no próprio comitê, assumindo até a secretaria executiva deste, Destaco também o apoio na formação da política ambiental de Chã Grande com a criação do sistema de gestão ambiental do município.

A partir destes momentos fui entendendo que o meio ambiente, é algo muito importante para tudo e todos, e é uma ação que pode ser considerada a que tem registros mais antigos, até mesmo na bíblia coloca que o homem foi criado para cuidar o meio ambiente. E necessariamente a parte de proteção ambiental e recuperação de áreas degradadas, são as áreas que mais precisa de ter pessoas para contribuir, e é importante esta ação para o o equilíbrio ecológico do planeta. Pessoal falando, atuando nesta área é uma sensação de dever cumprido, sensação de estar fazendo uma ação importante para todo planeta, que acabo entendendo que é a atitude para todo mundo ter.

Postada em 25/05/2020 16:35
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Haroldo Almeida
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens




Você aprova as medidas adotadas pela prefeitura de sua cidade contra o novo coronavírus?

Sim
Não
 

CNTV

1

Novo coronavírus

Mais 4 pacientes são diagnosticadas com Covid-19 e casos sobem para 20 em Delmiro Gouveia

2

Novo coronavírus

Boletim: Água Branca e Mata Grande são únicos municípios de Alagoas sem casos de Covid-19

3

Gracinha de Souza

Live: Familia Alves faz tributo à Banda Alta Voltagem

4

Caso em investigação

Idoso com suspeita de Covid-19 é encontrado morto dentro de casa em Delmiro Gouveia

5

Se recupera em casa

Secretário de Comunicação, Enio Lins, testa positivo para Covid-19

6

Violência

Criminosos invadem residência e matam jovem com vários tiros em povoado de Batalha

1

Novo coronavírus

Moradora de Delmiro Gouveia diagnosticada com Covid-19 morre em hospital de Arapiraca

2

Auxílio aos mortos

Prefeitura de Olho D’água do Casado poderá pagar até R$ 196 mil por serviços funerários

3

Delmiro Gouveia

Vereador Júnior Lisboa solicita suspensão de cobrança de iluminação pública

4

Novo coronavírus

Morre empresário de Delmiro Gouveia diagnosticado com Covid-19

5

Eleições 2020

AMA divulga carta aberta ao Congresso e Nação sobre eleições

6

Senadinho

Após anúncio da pré-candidatura a vereador, Reinaldo Martins ganhou novos apoiadores

1

Novo coronavírus

Morre empresário de Delmiro Gouveia diagnosticado com Covid-19

2

Novo coronavírus

Moradora de Delmiro Gouveia diagnosticada com Covid-19 morre em hospital de Arapiraca

3

Boletim atualizado

Pariconha, Água Branca, Mata Grande e Belo Monte são únicas cidades do Sertão sem Covid-19

4

Novo coronavírus

Mulher de Pariconha diagnosticada com Covid-19 estava em quarentena com infectado

5

Novo coronavírus

Boletim atualizado: Delmiro Gouveia agora tem 12 pacientes diagnosticados com Covid-19

6

Novo coronavírus

Todos os pacientes de Delmiro Gouveia hospitalizados com Covid-19 entraram em óbito