Buscar

Haroldo Almeida

Compartilhe:
Quem é Haroldo Almeida? Ambientalista, observador dos céus, pacifista, nerd-leitor de quadrinhos e curioso por questões sociais.
11 DE JANEIRO: COMBATE A POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS
Passando o dia 11 de Janeiro é o dia de combate à poluição por Agrotóxicos, que é um dos principais meios utilizados para a produção agrícola, não só no agronegócio, mas como também na agricultura familiar, nas devidas proporções até no impacto ao equilí
Fauna e Flora nativa da Caatinga - Foto: Haroldo Almeida

Entender um pouco o que é agrotóxico é importante para saber como foi sua criação. O agrotóxico é um princípio químico que já foi considerado uma arma química na segunda guerra mundial, entretanto, com o tempo, foi se modificando até se tornar um elemento de auxílio à produção agrícola.

O Ministério da Agricultura e o Ministério do Meio Ambiente, em 2020, definem agrotóxico como “produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.” o que mais surpreende é que nesta definição os agrotóxicos são elementos possíveis de utilização em ambientes nativos com seu bioma intacto. Ainda na definição, os ministérios continuam a descrever os agrotóxicos que “Visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.” esta definição foi retirada da Lei 7.802/1989, que sofreu alterações em 2000 e tem uma das legislações mais abrangentes, destacando a logística reversa das embalagens de agrotóxicos para o fabricante, os cuidados com o uso, a necessidade de um registro, responsabilidades e outros aspectos, mas mesmo assim a Lei tem suas brechas e em muitos casos necessita de uma regulamentação estadual, ou municipal.

O agrotóxico pode ser classificado de forma simplificada como Inseticidas (para o controle de insetos, ácaros, nematóides e moluscos), Fungicidas (para o controle de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus) e Herbicidas (para o controle de plantas daninhas), é conhecido como defensivo agrícola, agroquímico, são nomes mais leves e que tira um pouco do peso sobre estes elementos, mas também popularmente tem pessoas que conhecem como veneno, por se tratar de algo nocivo para o ser humano quando usado.

O meio ambiente sofre com o impacto do uso de agrotóxicos, por isso o seu uso tem que seguir as normas e ser utilizado quando realmente houver a necessidade. Vários grupos ligados a defesa do meio ambiente e grupos ligados a saúde, concordam que os agrotóxicos são um perigo para tudo e todos, os ruralistas alegam que em muitos casos tudo passa de um excesso de ambientalistas, mas um fato é claro, no Brasil, nos últimos dois anos, um número muito alto de agrotóxicos foram liberados para o uso, e alguns deles em outros momento banidos e até mesmo em outros países não são utilizados. Isso é um reflexo da política de desenvolvimento agrícola que está adotando, de uma produção para a exportação, em que a maioria dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, ou agricultura de baixo impacto. Assim, orientamos a todos que utilizem produtos que tenham uma responsabilidade socioambiental eficiente e que realmente protejam o meio ambiente, a exemplo dos orgânicos.

Texto: Haroldo Oséias de Almeida
Revisão: João Marcos

Postada em 11/01/2022 23:15 | Atualizada em 19/01/2022 17:13
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Haroldo Almeida
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

BATE BOCA

PEC dos combustíveis: Bolsonaro nega que haverá “atrito” com estados

2

ELEIÇÕES 2022

Rodrigo Maia vai coordenar o programa de governo de João Doria para as eleições

3

PREOCUPANTE

IBGE detecta aumento de oito centímetros no nível do mar no Brasil

4

MAIS CAROS

Seca e chuva aumentam custos no campo e devem pressionar inflação dos alimentos

5

ENTRETENIMENTO

Rachel Sheherazade vence ação trabalhista contra Silvio Santos e o SBT

6

Acidente

Batida entre caminhonete e moto deixa mulher gravemente ferida em Delmiro Gouveia

1

Fatalidade

Batida entre moto e caçamba resulta na morte de uma pessoa em Delmiro Gouveia

2

Acidente

Motociclista morto em batida com caçamba em Delmiro era policial militar de Minas Gerais

3

Wellington Amâncio

O sapo e o escorpião

4

Jota Silva

Taxa do Lixo já existe em Delmiro Gouveia e quem criou foi Padre Eraldo

5

Investigação

Identificado suposto condutor de caçamba envolvida em acidente que matou policial mineiro

6

CRESCIMENTO

Governador assina convênio para construção do Centro de Convenções de Delmiro Gouveia

1

Na AL-140

Batida entre motos resulta na morte de uma pessoa e deixa outras duas feridas em Inhapi

2

Violência

Ocupantes de carro matam homem com vários tiros após pedirem água na casa dele em Inhapi

3

Violência

Homem invade chácara e atira contra duas pessoas durante festa de batizado em Inhapi

4

Investigação

Identificado suposto condutor de caçamba envolvida em acidente que matou policial mineiro

5

Na AL-145

Homem morre depois de perder controle de moto e colidir com árvore em Água Branca

6

Curva do S

Homem fica gravemente ferido após sobrar em curva e bater em árvore em Água Branca