O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) emitiu parecer prévio recomendando a reprovação das contas do Município de Canapi, relativas ao exercício financeiro de 2023, sob a gestão do então prefeito Vinícius José Mariano de Lima.
A decisão foi proferida em sessão plenária no último dia 3 de fevereiro deste ano, no âmbito do Processo TC/7254/2024, após análise técnica da Diretoria de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal (DFAFOM) e parecer do Ministério Público de Contas.
Entre as principais irregularidades apontadas está a extrapolação do limite de despesa com pessoal. Segundo o relatório técnico, a despesa total com pessoal atingiu 65,12%, ultrapassando o limite legal de 60%. Já o Poder Executivo aplicou 63,46% da Receita Corrente Líquida, acima do teto de 54% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O próprio parecer destaca que esse fator, por si só, já autoriza o reconhecimento da irregularidade das contas.
Outras falhas apontadas
O TCE também identificou:
Apesar de alguns pontos terem sido sanados após a apresentação da defesa, o Tribunal entendeu que permaneceram irregularidades suficientes para recomendar a rejeição.
Determinação à Câmara Municipal
Com a emissão do parecer prévio, o processo será encaminhado à Câmara Municipal de Canapi, que é responsável pelo julgamento definitivo das contas. O Legislativo terá prazo para informar ao Tribunal o resultado da votação.
O TCE também determinou ampla divulgação da decisão e não descartou o envio de cópias ao Ministério Público Estadual para apuração de possíveis responsabilidades.
Agora, caberá aos vereadores decidir se acompanham ou não a recomendação da Corte de Contas.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Dólar5,28895,29190.0052
Euro6,17906,2290-0.071


