Buscar

Jota Silva

Compartilhe:
Quem é Jota Silva? Jornalista (MTE/AL 1579), Radialista (MTE/AL 990), Técnico em Espetáculo de Diversão (MTE/AL 1057), Ator (MTE/AL 1465) e Tecnólogo em Marketing. É gerente e apresentador da rádio Correio Delmiro. Também é um dos coordenadores do portal Correio Notícia.
Sobre abordagem da SMTT a motociclista em Delmiro Gouveia: “Tá todo mundo errado”
Superintendente do órgão de trânsito e motociclista contido por ele tomaram iniciativas desproporcionais
Superintendente do órgão de trânsito e motociclista contido por ele tomaram iniciativas desproporcionais - Foto: Reprodução

É o assunto do momento nas redes sociais o episódio ocorrido envolvendo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e um motociclista, na manhã deste sábado (15), na cidade de Delmiro Gouveia.

É que, conforme o órgão de trânsito, os agentes orientaram um feirante a retirar a moto dele de onde estava estacionada porque estava em situação irregular e ele teria se negado, alegando para as autoridades de trânsito que não havia irregularidade e que não iria retirar o veículo, pois estava correto e trabalhando.

O homem ainda teria se dirigido em direção aos agentes, proferindo em alto tom de voz para eles palavras de baixo calão e desrespeito. É o que relata o superintendente da SMTT, Gilberto Pitágoras, que, diante da situação exposta, julgou necessário conter o feirante à força, aplicando-lhe um golpe de artes maciais chamado “mata leão” ou “gravata”.

Alguém filmou, até onde deixaram-no fazer, parte da ação. Nas imagens aparece Pitágoras imobilizando o feirante, que reage à ação. Dois agentes dão suporte, enquanto outras pessoas que presenciam a cena criticam a medida, que, para elas, é desproporcional e errada. “Tá todo mundo errado”, grita, reiteradamente, uma mulher.

Acusando-o de desobediência e desacato, a equipe da SMTT conduziu o feirante/motociclista para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), sediada na cidade, onde ele negou a prática de crimes, mas foi autuado e ficou à disposição da Justiça.

Analisando o conjunto dos fatos, ficou evidente que tanto a SMTT como o cidadão abordado poderiam ter evitado a situação polemizada.

O motociclista poderia, mesmo sem concordar, atender à orientação dos agentes de trânsito, deixando para discutir a legalidade da ação deles nas esferas legais, evitando a configuração do crime de desobediência e desacato, até porque não custava nada ter retirado o veículo. Trabalhador também deve respeitar as leis - que são para todos - e as autoridades.

Quanto aos agentes da SMTT e o superintendente do órgão, se não havia iminência de agressão física, poderiam apenas ter acionado uma guarnição policial para garantir que o transgressor fosse conduzido para a delegacia, com a finalidade de que fosse realizado o procedimento necessário. Talvez o comportamento dele não tivesse tanta animosidade diante dos policiais.

Pitágoras interpretou bem o artigo 301 do Código Penal brasileiro, onde qualquer cidadão tem o poder de anunciar a prisão de uma pessoa que cometa flagrante delito, mas talvez tenha exagerado ao usar de força para conter o feirante, levando em consideração apenas as referidas agressões verbais e a “alteração” dele. Faltou preparo.

Por outro lado, nem sempre a teoria é concomitante com a prática. Em um caso como esse, prevalece a adrenalina da situação, ascendida pela impetuosidade da reação da pessoa abordada, a quantidade de outras pessoas no local e a reação delas. Todos são movidos pela animosidade que impera na ocasião.

Sobre a polêmica nas redes sociais, onde o superintendente da SMTT é condenado e o homem contido por ele é vitimado pela maioria, vale salientar que parte dos que estão proferindo críticas sequer apurou como tudo começou. Tem uma turma que não “vai com a cara” do Pitágoras e critica apenas por isso. Tem outros que gostariam muito de voltar a chamar os agentes de “guardinhas”, humilhando-os nas ruas, e torcem por uma SMTT como outrora. E tem gente confundindo cidadão de bem como autoimune à Lei.

O prefeito Padre Eraldo emitiu uma nota, no fim do dia, na qual comunica que determinou a avaliação do ocorrido e pediu que as medidas cabíveis sejam adotadas imediatamente. O gestor cita na nota que respeito, acolhimento e proteção ao bem-estar são diretrizes imutáveis da gestão e que devem ser seguidas por todos que a compõem. Assim diz ele.

Vamos aguardar o desfecho dessa história, que ainda deve render muito, no entanto, para mim, o grito de uma mulher no vídeo que mostra a ação da SMTT resume bem a situação: “tá todo mundo errado”. E você, o que acha? Comente abaixo.

Assista ao vídeo:

Postada em 15/12/2018 20:18 | Atualizada em 15/12/2018 20:20
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

O site Correio Notícia - Portal de Notícias do Sertão de Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.
Veja mais de Jota Silva
Postagens Anteriores123456Próximas Postagens

1

Jota Silva

Sobre abordagem da SMTT a motociclista em Delmiro Gouveia: “Tá todo mundo errado”

2

Foi eleito presidente

Ex-assessora de Bolsonaro trabalhava como personal durante horário de expediente

3

Médium brasileiro

João de Deus retirou R$ 35 milhões de bancos após denúncias de estupro

4

Unidades Básicas

Ministério da Saúde anuncia liberação de quase R$ 600 mil para três municípios do Sertão

5

Acusado de estupro

João de Deus é considerado foragido e entra na lista da Interpol

6

Emerson Emídio

“Projeto não disse para que veio e fui contrário”, afirma Pedro Paulo sobre o Conisul

1

Prazo para se manifestar

MP de Contas recomenda à prefeita de Piranhas a anulação de todos os contratos irregulares

2

Violência

Mototaxista que teria enviado vídeo íntimo para mulher casada é morto a tiros em Batalha

3

Acidente

Mulher é atropelada por moto enquanto pedalava em Delmiro Gouveia

4

Congresso no PR

Wi-fi de evento de Eduardo Bolsonaro se chama 'Petista não é gente'

5

Nesta segunda-feira

Vereador faz requerimento que pode prejudicar premiações do campeonato pariconhense

6

Na BR-423

Batida entre carreta e caminhão deixa uma pessoa morta e outra ferida em Canapi

1

Em Milagres

Quatro moradores de Delmiro Gouveia são presos durante ação policial no Ceará

2

Caiu nas pedras

Mulher morre depois de pular de ponte na divisa entre Delmiro Gouveia e Paulo Afonso

3

Na BR-423

Batida entre carreta e caminhão deixa uma pessoa morta e outra ferida em Canapi

4

Novas informações

Segurança Pública do CE confirma mortes de alagoanos entre reféns e suspeitos em Milagres

5

Emerson Emídio

Após perseguição, carro da PM colide com veículo e homem acaba preso em Delmiro Gouveia

6

Fatalidade

Adolescente morre depois de sofrer queda de cavalo em loteamento de Delmiro Gouveia