Situada na celebre Av. Castelo Branco, a Biblioteca Ieda Damasceno, mais conhecida com Biblioteca Municipal recebe mais uma vez uma nova safra de artistas que se reuniu para mais um sarau. Dentre os novos estavam também os veteranos, a mistura do experiente com o emergente mostrou seus frutos naquela noite.
Realizado no dia 10 de julho do ano vigente, o sarau mostrou-se efetivo na discussão de discussões diversas para além de literatura, pela nobre harmonia entre acadêmicos, trovadores, escritores, músicos artistas plásticos e ativistas literários.
Contando com a presença de figuras renomadas, como o escritor e educador Albertino Teixeira que contribuiu com o debate da literatura sertaneja apresentando sua recém publicada obra “Meus primeiros contos. Realidade e Ficção”.
O conceituado Maestro Ednaldo Alves do Nascimento (Maestro Bacalhau) prestigiou e ilustrou o presente nos ofertando valiosa experiência de vida, como músico e como fundador da ADLA, a Academia Delmirense de Letras e Artes, apresentando-nos novas propostas e novos desafios.
O historiador e agitador cultural Mayk Oliveria, que também publicou dois livros pela editora delmirense Edições Parresia discutiu sobre poética, literatura, história ocidental e mística sertaneja.
A poeta Edna Silvana e com o agente cultural Fernando Alves Pita (Ratinho) estão presente desde o primeiro sarau, apresentado poesias, atualizando os presentes sobre os eventos culturais em Delmiro Gouveia, além do efetivo apoio.
O enfoque do evento centrou-se na ascensão artística dos novos expoentes da cultura do município. Como “espinha dorsal” o encontro firmou-se nas vivências do povo sertanejo nas suas diferentes visões e realidades, fazendo com que a fusão da experiência e sabedoria com a rebeldia da nova safra jovem tomasse vida dentro daquele ambiente cultural e diverso prometendo muito para o tempo presente e futuro.
Prestigiaram o evento os novos artistas e escritores Adair Cauã da Silva, Bianca Francine, Ewerton Souza Lima e João Pedro Matos. Na ocasião, eles compartilharam suas trajetórias artísticas, influências culturais e expectativas para o futuro cultural do sertão nordestino.
Fernando Alves Pita, Wellington Amancio e Mayk Oliveira foram os organizadores deste segundo sarau, um evento aberto a todos interessados, consolidando mais um evento para a difusão da arte delmirense e nordestina.
O III Sarau Ieda Damasceno ocorrerá no mesmo local, em data a ser divulgada, a partir das 18h.
Aos participantes, será oferecido certificado, caso tenham interesse. Contamos com sua presença para celebrar a arte e a cultura.
Gostaríamos de agradecer à bibliotecária Elenice Maria e aos responsáveis pela Biblioteca Municipal Ieda Damasceno pelo trabalho fundamental para o desenvolvimento da arte e cultura em nosso município.
Agradecemos especialmente ao secretário Felipe Eduardo Ferreira da Silva pelo apoio da Secretaria de Cultura.
Texto: Adair Vinícius
Utilize o formulário abaixo para comentar.