Alcançar o topo de qualquer modalidade esportiva exige muito mais do que talento acima da média para competir. Fatores como disciplina física e mental, além da força de vontade extra para ultrapassar limites, são características que fazem parte da rotina da grande maioria dos campeões.
Há, também, outro ponto comum que chama a atenção entre os esportistas de elite: uma parte considerável deles gostam de se aventurar em outras modalidades para provar a si mesmos o quão são capazes de competir em alto nível, independentemente do esporte praticado.
Com base nessa afirmativa, destacamos quatro atletas consagrados mundialmente de modalidades distintas que já provaram ter bom nível de habilidade para lidar, sem maiores problemas, com esportes alternativos.
Stephen Curry
Reverenciado no mundo como um dos melhores jogadores da NBA, Stephen Curry é uma lenda viva da franquia Golden State Warriors, com três títulos conquistados e eleito o Jogador Mais Valioso da liga em duas oportunidades.
Quando está fora dos grandes holofotes, Curry gosta de relaxar a mente e o corpo em outro esporte: o golfe. O craque dos Warriors joga golfe há muitos anos, além de já ter praticado a modalidade ao lado das lendas do golfe Tiger Woods e Jack Nicklaus — juntos, Tiger e Jack combinam para 33 títulos de Major, categoria de torneio mais importante do golfe.
Crédito: Pixabay |
Em entrevista para o colega de profissão Carmelo Antony, que mantém o canal “What's In Your Glass” na plataforma do YouTube, Curry disse que há habilidades motoras finas que ele consegue implementar do golfe para o basquete, como também o foco e a resistência mental.
Gabriel Medina
Tricampeão mundial de surfe, Medina é um dos maiores nomes da história da modalidade no Brasil e conquistou recentemente o seu terceiro título no Campeonato Mundial de Surfe (WCT) — ele é o brasileiro com maior número de conquistas no surfe internacional.
Que Medina é craque no surfe quase todo mundo já sabe, mas poucos conhecem a sua paixão por outras duas modalidades, o poker e os eSports (esportes eletrônicos).
Medina mostra habilidade no poker e há anos domina as principais regras e conceitos da modalidade com certa qualidade. No tempo livre, o atual campeão mundial de surfe gosta organizar home games ao lado dos amigos e até mesmo com profissionais da modalidade.
O mesmo acontece com os eSports, em que Medina é um grande fã e praticante do game CS:GO. A ligação do surfista brasileiro com a modalidade é tão grande que ele já foi convidado para comentar uma partida entre equipes profissionais de CS:GO, no evento Game XP 2017.
Fernando Alonso
Considerados por muitos como um dos maiores talentos da história da Fórmula 1, o bicampeão mundial Fernando Alonso ainda segue na ativa no cockpit da equipe Alpine F1 e competindo em altíssimo nível — mesmo após sofrer um acidente no início do ano.
Nos momentos em que está longe das pistas, o lado B de Alonso no esporte é o padel, uma modalidade que até certo ponto se assemelha ao tênis. Nas férias, o piloto gosta de ir até a região espanhola de Llanera para treinar nas instalações do complexo Iberpadel, referência do padel no país europeu.
Crédito: Pixabay |
Além disso, vale citar uma curiosidade que envolve Alonso, a Fórmula 1 e o padel. Em 2017, quando corria pela equipe da McLaren em um treino livre no GP de Barcelona, Alonso viu o seu motor quebrar logo na primeira volta a ser completada e, poucos minutos após o corrido, ele foi jogar padel na cidade.
Anderson Silva
Lenda do MMA (Artes Marciais Mistas em português), Anderson Silva marcou época nas décadas de 2000 e 2010, bem como foi o grande nome dos anos dourados do UFC (Ultimate Fighting Championship) — principal circuito de eventos da modalidade.
Hoje, aos 46 anos, o lutador brasileiro já não tem mais o mesmo vigor físico de outrora para competir no mais alto nível do MMA. Sendo assim, ainda que não tenha se aposentado oficialmente do MMA, Silva resolveu investir seu tempo em outra modalidade para competir: o boxe.
Em setembro deste ano, o “Spider” venceu o norte-americano Tito Ortiz com um nocaute ainda no 1º round. Agora, o brasileiro quer um desafio maior e deseja lutar contra um dos maiores nomes da história do boxe, o invicto Floyd Mayweather Jr.
O treinador de Silva no boxe, Luiz Dórea, disse em entrevista para a ESPN Brasil que o lutador brasileiro não vê a hora de entrar no ringue em uma eventual disputa contra Mayweather Jr, que se aposentou do boxe profissional em 2017. No entanto, tudo irá depender da vontade do norte-americano em aceitar o desafio.
Utilize o formulário abaixo para comentar.