Há alguns anos o streetwear masculino (moda de rua/urbana masculina) é uma das tendências mais comentadas e seguidas pelos homens modernos. Neste artigo, explicaremos para você do que se trata essa tendência e quais são as melhores formas de adotá-la em seu visual.
O streetwear pode ter se tornado uma das forças mais revolucionárias da moda nos últimos anos, mas seria fácil descartá-lo como uma tendência passageira. Tudo se resume, pensa-se, a tênis e moletons e que, eventualmente, as pessoas se cansarão deles, como fazem com tantas outras coisas na moda.
Os consumidores do streetwear afirmam que esse fenômeno não se trata de uma tendência dentro do mundo da moda, mas sim um componente da moda responsável por uma grande mudança na cultura popular que abrange moda, arte e música.
Historicamente, a moda funcionava de cima para baixo: marcas e outros guardiões, como editores, possuíam a maior parte das informações e influência e gastavam grandes somas espalhando essas coisas para os consumidores. Mas a internet e as mídias sociais deram aos consumidores suas próprias plataformas e alcance, permitindo que comunidades se formassem em torno de interesses e valores compartilhados.
Essa nova mentalidade valoriza a autenticidade e a confiança em pessoas de pensamento semelhante, principalmente nas redes sociais hoje em dia - em vez de recorrer a autoridades tradicionais, como sites de moda ou revistas. O consumidor com essa mentalidade tende a ser jovem, ouve hip-hop e está disposto a gastar em roupas casuais e exclusivas que transmitam algum conhecimento interno. Isso torna o streetwear uma tendência “democrática”, porque a comunidade decide o que é popular.
1. Streetwear e a cultura dos "sneakers"
A cultura dos sneakers (do inglês, tênis) é uma tendência frenética que começou a partir de uma estratégia genial de marketing que continua a entusiasmar o mercado até hoje. Os tênis Converse, por exemplo, foram lançados em 1917, mas só em 1921 o produto começou a fazer sucesso, depois que o jogador de basquete Chuck Taylor fez algumas aparições utilizando o modelo. Dali em diante, seu nome passou a ser associado ao sapato e agora ele é considerado um clássico.
Pioneira no endosso de celebridades, a Converse estabeleceu um padrão de marketing no mundo dos calçados esportivos que continua até hoje. O hip-hop também aderiu à tendência da cultura do tênis há muito tempo, a exemplo das contribuições de Kanye West. Esses esforços de branding se estenderam à identidade pessoal, como forma dos consumidores usarem o tênis para se expressar. As pessoas encontraram significado nos tênis, então suas escolhas são orientadas pela identidade das marcas.
Não pense ser necessário investir tanto dinheiro assim para possuir um tênis de qualidade e fazer parte do universo do streetwear. Marcas famosas como a Nike e a Adidas possuem uma série de modelos de tênis casuais que podem agregar para a construção de um visual mais moderno, urbano e atual. Além disso, para aqueles que procuram exclusividade, a todo momento várias edições especiais e limitadas são lançadas por essas marcas em parcerias com outras marcas ou celebridades.
O mercado internacional de tênis cresceu mais de 40% desde 2004. Só em 2015, a indústria de calçados esportivos nos EUA cresceu 8%, gerando mais de 17 bilhões em vendas. O mercado secundário (das revendas) de moda exclusiva e luxuosa, especialmente envolvendo os tênis, já fatura também um montante que ultrapassa a casa de um bilhão de dólares.
2. Streetwear e a moda masculina para esse inverno
Há muitos dias frios de inverno ainda por vir. Para os homens que já voltaram à rotina ou para aqueles que ainda estão sofrendo as consequências da pandemia e do isolamento social, uma boa malha é sempre bem-vinda.
Ao longo do ano passado, e independentemente da estação, as malhas grossas e aconchegantes se tornaram itens indispensáveis em nossos guarda-roupas para ficar em casa. É impossível negar que as malhas são peças que não exigem esforço na hora de compor o seu visual. Além disso, se há uma coisa que a comunidade amante de streetwear e as suas respectivas marcas também amam são as malhas de moletom.
O moletom masculino é uma peça bastante útil durante todo o ano, esteja fazendo muito frio lá fora ou se o ar condicionado estiver ligado no máximo, você sempre pode contar com essa malha irresistível que funciona muito bem como uma peça sólida sozinha ou em camadas. Com certeza, não há momento ruim para investir em um bom moletom.
Seja para fins práticos ou para agregar em seu visual (ou ambos) é bastante comum que no streetwear as malhas sejam usadas também como acessórios: amarrando na cintura, dando nós, embrulhando ou simplesmente as jogando sobre suas costas.
No entanto, recomendamos um pouco de estratégia na hora de criar o seu visual. Dependendo da época do ano, trabalhe com pesos e estilos diferentes. Nos dias mais quentes, em vez de usar uma jaqueta, opte por uma leve malha tricotada sobre uma camiseta e calça. Já nos dias mais frios, você pode utilizar uma malha de gola alta grossa e, se preferir, você também pode vestir um suéter para adicionar um pouco de textura, cor ou volume ao seu visual.
3. O streetwear é se vestir para si mesmo
Como o movimento do vestuário streetwear está em constante evolução e mutação, é difícil catalogar as peças específicas que lhe pertencem. Em geral, no entanto, o estilo streetwear costuma ser construído em torno dos itens básicos, casuais e confortáveis do vestuário masculino, como as calças jeans, camisetas, bonés de beisebol e tênis.
Além do skate e do hip-hop, as roupas do streetwear costumam ser influenciadas pela nostalgia dos anos 1980. Assim, as peças de streetwear costumam apresentar estampas gráficas arrojadas em cores Day-Glo e logotipos retrô irônicos. Os tênis preferidos pela comunidade do streetwear costumam ser inspirados nos designs de cano alto clássicos dos anos 80. Ao criar seus próprios looks, os defensores do streetwear sentiram haverem estabelecido uma alternativa à moda do “shopping”, uma moda pronta que se impõe de cima para baixo.
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