O deputado estadual pela Bahia Capião Alden (PSL) está sendo acusado de invadir um hospital de campanha na Região Metropolitana de Salvador. O secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, divulgou um vídeo nas redes sociais que mostra o momento em que o deputado, que também é capitão da Polícia Militar da Bahia, tenta entrar no local.
No vídeo, o deputado diz que vai entrar pois é “papel fiscalizar”. Trabalhadores do hospital tentam impedir que Capitão Alden entre e alertam que a circulação é restrita, já que é um local de tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.
Para tentar convencer os médicos e funcionários do Hospital Riverside, o deputado Capitão Alden alega que as imagens feitas no hospital serão editadas e os rostos das pessoas não aparecerão.
O secretário estadual de Saúde criticou a ação e afirmou que a tentativa do deputado de invadir o local “indigna toda a Bahia e traz vergonha ao parlamento e à corporação”. Fábio Vilas-Boas ainda sugeriu que Capitão Alden usasse as prerrogativas que tem como deputado para “ajudar a encontrar soluções para o quadro que vivemos”.
A reportagem tentou contato com o Capitão Alden, mas não obteve resposta até a publicação. Ao jornal baiano Correio, a equipe do PM afirmou que ele estava cumprindo as funções que tem como deputado estadual, de fiscalizar os atos do Poder Executivo Estadual.
No último dia 11, o presidente Jair Bolsonaro incitou que os apoiadores entrassem em hospitais públicos e de campanha para averiguar se havia leitos vazios. Em São Paulo, um grupo de deputados estaduais já havia feito o mesmo no Hospital de Campanha do Anhembi.
Utilize o formulário abaixo para comentar.