Buscar

Notícias

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Estudante do Ifal Campus Santana do Ipanema é selecionada para intercâmbio na Itália
Aos 16 anos, Palloma Darling Ramos Ferreira da Silva venceu a seletiva do Programa de Bolsa de Intercâmbio Exploradores Culturais 2019, ofertado pela ASF Brasil aos estudantes de escolas públicas
Por Assessoria
Palloma Darling será a única nordestina a embarcar para o intercâmbio da ASF Brasil - Foto: Diego Alves/Ifal

Quem já viveu a experiência de intercâmbio reconhece os benefícios que a oportunidade leva à vida dos estudantes, seja na vida acadêmica - com o conhecimento de sistemas de ensino, formações e hábitos diversos dos nossos - seja na vida pessoal - com o contato enriquecedor com a cultura do país visitado. Para viajar nesse universo, uma estudante do Curso Técnico Integrado em Administração do Campus, do Ifal em Santana do Ipanema, precisou superar etapas criteriosas para carimbar seu passaporte à Itália.

Aos 16 anos, Palloma Darling Ramos Ferreira da Silva venceu a seletiva do Programa de Bolsa de Intercâmbio Exploradores Culturais 2019, ofertado pela ASF Brasil aos estudantes de escolas públicas, e levará à terra da pizza o sotaque sertanejo. A discente está num seleto grupo de cinco estudantes brasileiros, sendo a única representante da região Nordeste.

Na avaliação a que foi submetida, a sertaneja de Santana do Ipanema teve seu perfil avaliado em itens como desempenho acadêmico, capacidade de liderança, espírito empreendedor e interesse na experiência intercultural. Como o objetivo da bolsa é proporcionar uma oportunidade para famílias que não tenham condição de arcar com uma experiência de intercâmbio, a condição socioeconômica também foi avaliada.

O caminho até a Itália

"Estava navegando nas redes sociais e me deparei com um post no perfil do Campus Santana. Aquilo me chamou atenção e em casa conversei com meus pais. Cheguei a pensar em desistir, mas acabei optando por realizar a inscrição", destaca Palloma. Mal sabia ela que ali se iniciava seu caminho até a Itália. Na primeira fase, a discente precisou conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e propor um projeto ou ação para ser implementada na sua realidade local: o produto da escolha resultou num vídeo de 3 minutos enviado à organização da seleção.

A ação proposta nasceu da participação da estudante como voluntária no projeto de extensão "Educação Financeira como ferramenta para a formação de cidadãos conscientes", coordenado pela docente Kalina Kely Leite e pela assistente em administração Anna Beatriz Palmeira. No projeto, a educação financeira é levada para uma versão mais infantil aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oton Gaspar de Farias, no município de Carneiros.

No projeto de Palloma a ideia central é a mesma: levar os benefícios da educação financeira aos discentes das escolas públicas. A diferença está no raio de ação, já que agora ele precisa ser expandido para um maior número de instituições educacionais.

A estudante reconhece a importância do Ifal na conquista da sua vaga no intercâmbio ao apontar o compromisso da instituição com a aplicação de conhecimentos científicos que contribuem para o cumprimento dos "17 objetivos para transformar o nosso mundo", indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na lista, figuram itens como a erradicação da pobreza, redução das desigualdades, educação de qualidade e consumo e produção responsáveis.

O trabalho da sertaneja foi validado pela ASF na segunda fase e conquistou um dos lugares na final, ocorrida de forma presencial em Maceió. Nesta terça-feira (13), a alegria tomou conta da estudante e de seus familiares, com a divulgação dos vencedores. Agora, a aluna passará pela última etapa, que conta com a participação dos familiares em entrevistas com a comissão responsável. Depois é só aguardar o embarque para terras italianas, o que está previsto para acontecer em 13 de dezembro.

Vidas transformadas pela educação profissional

A ida de Palloma Darling à Europa para conhecer a cultura italiana e compartilhar a brasileira é só mais um dos tantos casos de vidas transformadas pela educação de qualidade promovida gratuitamente pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde 2010, o Ifal oferta para a região de Santana do Ipanema uma educação que une ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o desenvolvimento regional.

Para o sucesso do arrojado projeto de educação nascido com a criação dos Institutos Federais em 2008, a dedicação dos estudantes aparece como ponto chave. Desde 2017, já em seu ano de ingresso, Palloma demonstrou seu interesse afinado pelos estudos ao conseguir uma inédita classificação da instituição à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP. "Ela é um exemplo a ser seguido. É curiosa, inventiva, sagaz, e está sempre interessada em descobrir o novo e entender a natureza da coisas em todas as suas dimensões", destaca Kalina Leite, professora da jovem.

Apesar das limitações orçamentárias, a estudante deve contar com o auxílio do Programa de Mobilidade Estudantil, previsto dentro da política de assistência estudantil do Ifal, que oferece apoio financeiro para a emissão do Passaporte. As despesas com hospedagem, alimentação, transporte e auxílio saúde são garantidas pela instituição ofertante do intercâmbio, que durará dois meses.

Com brilho nos olhos, a estudante conta como o Ifal redimensionou sua vida. "Desde que entrei no aqui a minha compreensão de mim como ser humano tem se aprimorado. Hoje, quase três anos depois da minha chegada, me vejo como muito mais do que uma nota em um sistema, mas como um agente de transformação da realidade e um ser humano dotado de inteligência em áreas diversas. Mais que preparar para o mercado, o Ifal tem se preocupado em nos "humanizar", lembrar-nos que não somos máquinas. E é esse o maior diferencial da educação que recebemos na casa", contou Palloma.

Postada em 16/08/2019 09:32 | Atualizada em 16/08/2019 09:55
1 Comentário

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA

Veja mais de Cidades




A privatização da Ceal/Eletrobras, que foi comprada pela Equatorial, trouxe benefícios para a população?

Sim
Não
 

CNTV

1

Wellington Amâncio

Framuk, um vampiro no Carnaval

2

Wellington Amâncio

1º Prêmio Literário Virgílio Gonçalves

3

Wellington Amâncio

Publicação de obras de autores alagoanos

4

Artigo

Carnaval com Machado de Assis

5

Artigo

Assassinato de mulheres: é dever de todos estarem alerta para o feminicídio

6

Artigo

A fronteira para o gerenciamento de dados mestres

1

Era empresário

Assassinato de Rodrigo Alapenha em Delmiro completa 30 meses e crime segue sem solução

2

Senadinho

Pré-candidato a prefeito de Inhapi, Morcego é preferido pelo povo e impressiona Zé Cícero

3

Confira

Prefeitura de Delmiro Gouveia divulga programação do Carnaval com mais de 15 atrações

4

Autoria desconhecida

Morador de Piranhas suspeito de chefiar quadrilha é encontrado morto em São José da Tapera

5

Confira

Concurso público de Delmiro Gouveia tem 200 vagas e provas serão aplicadas no mês de abril

6

Investigação

Pai e filhos são apontados como autores do atentado à bala que matou dois em Mata Grande

1

Confira

Prefeitura de Delmiro Gouveia divulga programação do Carnaval com mais de 15 atrações

2

Fatalidade

Mulher vítima de grave acidente com moto em Delmiro Gouveia não resiste aos ferimentos

3

Confira

Concurso público de Delmiro Gouveia tem 200 vagas e provas serão aplicadas no mês de abril

4

Casa caiu

Acusado de participar de assalto a carro-forte em Inhapi morre em troca de tiros

5

Violência

Homem natural de Água Branca é morto a tiros na cabeça enquanto trabalhava no Maranhão

6

Ação criminosa

Mulher é rendida e tem moto roubada por criminosos em estrada vicinal de Água Branca