A Prefeitura de Delmiro Gouveia confirmou que vai administrar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A informação foi confirmada ao portal Correio Notícia com exclusividade.
O município não informou quanto vai gastar para a manutenção da unidade e o valor das contrapartidas do governo estadual e federal. A UPA foi requalificada para tipo II e vai receber mais recursos para a manutenção do local.
Está marcada uma reunião às 17h30 deste sábado (16), na qual o prefeito vai informar de que forma as atividades vão ser desenvolvidas. O encontro vai ser realizado na sede da UPA.
O Instituto Diva do Brasil (Idab) encerrou as atividades na manhã deste sábado (16) e, na frente da unidade, uma placa indicava que as pessoas deveriam procurar o Hospital Anternor Serpa.
Os funcionários e médicos foram comunicados pela direção da unidade e pouco depois os portões foram fechados, sendo colocado um aviso na entrada principal, informando o fechamento da UPA e orientando aos usuários a procurarem o hospital da cidade.
Desde 26 de fevereiro deste ano, a unidade de pronto atendimento, que já atendia apenas na ala amarela, passou a atender apenas na vermelha, ou seja, somente casos de urgência. O motivo foi a falta de alguns repasses de recursos por parte da Prefeitura para a manutenção da unidade.
O Idab iria encerrar as atividades ainda no mês passado, mas, para não prejudicar o andamento da unidade, prorrogou as atividades por 45 dias, tendo em vista cumprir prerrogativas e os prazos legais junto aos profissionais, além de viabilizar tempo para a administração de Delmiro fazer a transição da gestão, sem prejuízos à população.
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da última quinta-feira (14), os parlamentares aprovaram um requerimento que pede uma Audiência Pública para discutir a situação da Saúde do município e da UPA. Ficou acordado na sessão para a realização do encontro no próximo dia 28 de março.
Utilize o formulário abaixo para comentar.