A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou uma reunião, nesta terça-feira (26), com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar com o objetivo de articular uma parceria para emissão de documentos para população em situação de rua. O trabalho conjunto irá contribuir no enfrentamento à violência contra este público.
A ação da Seprev será realizada por meio da Casa de Direitos, que promove uma série de serviços voltados para a população em situação de vulnerabilidade social. “Por meio do atendimento oferecido pela Casa de Direitos, nós aproximamos os serviços oferecidos pelo Estado da população, beneficiando principalmente as pessoas que mais precisam desta atenção. A reunião de hoje vem fortalecer esse atendimento à medida que amplia este olhar para a população em situação de rua”, afirmou o superintendente de Prevenção à Violência, Charles Tavares
Dentre os serviços oferecidos pela Casa de Direitos estão a emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, Certidões de Nascimento e Casamento, entre outros que garantem direitos fundamentais ao cidadão. O superintendente ressalta ainda a oferta gratuita de orientação jurídica, atendimento ao trabalhador, além do trabalho desenvolvido pelos núcleos do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública que funcionam dentro do equipamento da Seprev.
“Vamos articular ações para que todos esses serviços cheguem à ponta e contemplem todo cidadão que, por razões individuais, vieram a residir na rua. Além de garantir direitos e assegurar sua dignidade, vamos dar condições para que essas pessoas possam superar a situação de vulnerabilidade”, afirmou o superintendente.
Participaram da reunião Tarcilla Brandão, diretora de Proteção Social Especial, Andreza Siqueira, coordenadora do Serviço de Abordagem Social, e Darlany Vieira, coordenadora geral dos Centros Pops.
Utilize o formulário abaixo para comentar.