Cerca de 50 vaqueiros participam, neste sábado (19), da 3ª Corrida de Argola do sítio Lago do Rancho, em Monteirópolis. A competição, que começa às 16h, vai ocorrer mais uma vez no Parque Gilberto Silva.
Os vaqueiros amadores disputam quatro carneiros, que serão entregues aos quatro primeiros colocados na pontuação geral. Já os profissionais disputam o prêmio de mil reais, que será pago aos cinco primeiros colocados desta categoria.
Além dos prêmios, os vaqueiros terão o reconhecimento do público devido à capacidade e mira de retirar a pequena argola usando uma “lança” e montados num cavalo.
Durante a competição, o cavaleiro – ou vaqueiro, como é mais conhecido na região – em disparada, deve enfiar a lança no anel de ferro e recolher de lá a “argolinha”. Todos os aspectos que envolvem a retirada do objeto são observados para que o mérito e a vitória do cavaleiro sejam aclamados: movimentos da lança, firmeza ao apontá-la para a argolinha, postura em realizar a carreira e alcançar o “trofeu”.
A corrida de argola é uma competição que surgiu na Idade Média, na Europa, e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores. A tradição mantém-se viva no Sertão de Alagoas até hoje, com as devidas adaptações.
Outras informações sobre a corrida de argola do sítio Lagoa do Rancho podem ser obtidas pelos telefones (82) 99934-1135 e 98105-6084.
Utilize o formulário abaixo para comentar.