Lavar o cabelo é algo tão comum que, muitas vezes, nem pensamos tanto em como fazemos isso, apenas utilizamos o shampoo e condicionador. Mas, como argumentam especialistas da saúde dos fios, o ato de massagear o couro cabeludo deve começar a fazer parte da nossa rotina.
Isso porque, esse simples movimento, favorece um crescimento capilar mais saudável, e tem mais: a massagem na hora da lavagem pode ser feita de quatro formas diferentes: a muscular, e circulatória, a linfática e a nervosa.
Com movimentos e técnicas distintas, massagear o couro cabeludo é algo muito fácil. Ao escolher a técnica que melhor se encaixa às suas necessidades, basta colocar as mãos na massa, ou melhor, na cabeça!
• Massagem muscular: deslize os dedos sempre no mesmo sentido – da parte frontal até a parte posterior da cabeça –, firme a nuca com as duas mãos e repita os movimentos quantas vezes achar necessário.
• Massagem circulatória: com os dedos indicadores e médios juntos, faça movimentos circulares em todo o crânio, comece pelas bordas e vá até o centro.
• Massagem linfática: existem dois tipos de massagem linfática – a drenante, em que as palmas das mãos devem deslizar do topo da cabeça até a nuca – e a dedilhada, em que as pontas dos dedos devem dedilhar do alto da cabeça até a nuca.
• Massagem nervosa: envolva as têmporas com as mãos abertas e realize pressões em círculos com as palmas das mãos. Por fim, firme a nuca com as duas mãos juntas e fique nesta posição por alguns segundos. Repita até se sentir relaxado.
Além do bem-estar, massagear o couro cabeludo pode trazer outras vantagens:
- É possível eliminar tensões e devolver a vitalidade aos músculos dessa área, isso significa trabalhar com uma espécie de desintoxicação capilar;
- Ao auxiliar na circulação do couro cabeludo, a massagem na hora da lavagem é capaz de ajudar no fortalecimento dos fios, eliminando tudo o que prejudica a saúde do cabelo, inclusive as toxinas e;
- A massagem feita cotidianamente, consegue devolver todo o equilíbrio necessário para essa região, preparando-a para exercer as suas funções vitais com mais assertividade.
Agora que você já sabe os benefícios que a massagem capilar pode proporcionar, que tal experimentar?
Utilize o formulário abaixo para comentar.