No momento da condução, os motoristas devem ficar atentos para não cometer infrações de trânsito, pois nada mais desagradável para o motorista do que receber uma multa de trânsito – além da possibilidade de colocar sua vida e a vida de terceiros em risco.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contém ao todo 243 infrações passíveis de penalização com multa e perda de pontos na habilitação. Ao longo do território nacional, é alta a quantidade de penalizações aplicadas aos motoristas, inclusive, o Brasil tem o trânsito considerado como um dos mais perigosos do mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o 3º país do mundo com maior quantidade de mortes no trânsito, ficando atrás apenas da Índia e da China.
O Detran-CE (Departamento de Trânsito do Ceará) elencou em um ranking as multas com maior incidência no estado, considerando 2021 como ano-base. Veja as 5 multas que mais foram penalizadas no estado:
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%: Essa infração representou um total de 399.248 penalizações;
Embora muitas penalizações sejam corretas, existem casos em que podem ser incoerentes, seja por falha humana ou dos equipamentos de fiscalização. Nestes casos, é possível que o condutor apresente defesa contra a multa. Veja abaixo três passos para realizar sua defesa caso entenda que a multa é indevida:
Em primeiro lugar é importante cumprir com os prazos de apresentação da defesa para que ela seja avaliada. Em geral, o prazo para apresentar defesa é de 30 dias após o recebimento da notificação de infração.
Para apresentar uma boa defesa é imprescindível que tenha clara todas as informações sobre a multa. Número de infração, descrito na notificação, local e data. Levante todas as informações que julgar relevantes e que possam agregar na sua argumentação.
Com todas as informações em mãos, e cumprindo os prazos, elabore a defesa que apresentará ao Detran-CE. Descreva da forma mais completa possível seu entendimento sobre a inaplicabilidade da multa.
Para encaminhar a defesa, é possível baixar o formulário padrão no portal do Detran, mas a defesa também pode ser feita a mão, se assim preferir. Além disso, é possível apresentar a defesa de forma digital, através do portal Meu Detran.
Utilize o formulário abaixo para comentar.