A tecnologia de satélite veio para ficar. Ela está mudando a maneira de gerir os cultivos e inclusive o gado com o fim de se adaptar às necessidades atuais da indústria e encarar as ameaças da mudança climática. A agricultura é um dos setores que mais contribuem para a mudança climática, por isso, é preciso adotar soluções para garantir um futuro mais sustentável que seja capaz de atender as demandas da população crescente.
É aqui onde a EOS Data Analytics entra. É uma empresa que fornece serviços de pesquisa, processamento e análise de grandes volumes de dados procedentes de satélites, criando soluções para os desafios no desenvolvimento de negócios e preservação do planeta. Através de distintos serviços, fornece soluções analíticas individuais na agricultura, silvicultura, petróleo e gás, energia alternativa e outras indústrias.
A agricultura é o maior setor econômico, onde a comida e a tecnologia agrícola representam trilhões de dólares globalmente. Este número vai continuar crescendo devido ao contínuo aumento da população mundial ao mesmo tempo. Como precisamos atender a esta enorme demanda iminente, empresas como a nossa estão sempre buscando inovações para melhorar a qualidade de vida e adotar medidas adequadas para atender à escassez.
Há vinte anos, o mundo não sabia que poderíamos usar satélites para monitorar a agricultura. Há dez anos, tornou-se possível. Daqui a dez anos, eu só posso prever que este tipo de tecnologia seja implementado em larga escala. Hoje em dia, a indústria começa finalmente a entender os benefícios destes dados e como eles poderiam ajudar na execução de decisões políticas de importação, exportação, exigências de transporte, seguros, etc.
O uso de diferentes dispositivos tecnológicos têm facilitado a gestão agrícola, aumentando os dados e informação valiosa das culturas ao mesmo tempo que a eficiência. Através do mapeamento, medição e monitoramento, os agricultores podem obter informações abrangentes de seus cultivos para assim tomar melhores decisões segundo às necessidades específicas das culturas. Desta maneira, podem saber que cultivos precisam mais ou menos fertilizantes e irrigação, entre outras, fazendo assim um uso responsável dos recursos.
Neste contexto, a América do Sul é conhecida pela indústria agrária. Apesar de encarar desafios financeiros, culturais e estruturais e de apoio, já atinge a +70k usuários na plataforma com mais de 11 mlm de área (ha) monitorada na EOS Data Analytics. O mercado latino-americano da agricultura de precisão vale US $1,21 bilhão em 2021 e estima-se que crescerá a uma taxa de 15,4% para atingir US $2,13 bilhões em 2026. Do mesmo modo, o mercado global de agricultura inteligente está atualmente avaliado em US $12,9 bilhões e está projetado para chegar a US $20,8 bilhões em 2026.
EOS Crop Monitoring é um serviço online de monitoramento de campo via satélite para agricultura de precisão. O software integra grandes quantidades de informações cruciais sobre o estado das culturas em uma plataforma, tornando a gestão de campo muito mais fácil e menos demorada. Usando imagens de satélite Sentinel 2, o software torna possível extrair conhecimentos de múltiplos tipos de dados de sensoriamento remoto, como índices de vegetação, histórico de rotação de culturas, umidade do solo, dados meteorológicos em uma escala de um campo, região ou país, e muito mais. Mediante pedido, os usuários podem obter mapas de classificação de tipo de cultura, previsões de rendimento de cultura, delineamento de limites de campo e uma série de outros complementos.
EOS Crop Monitoring opera em tempo quase real, permitindo a detecção oportuna de problemas e atualizações constantes sobre o estado das culturas através do monitoramento regular de cada campo. Assim, a exploração melhorada por satélite permite a detecção precisa da área problemática, orientando os batedores, economizando tempo e esforços. Os donos de campo podem definir tarefas de exploração online usando mapas de satélite, enquanto a plataforma notifica automaticamente o cessionário. Os batedores podem trabalhar nos campos usando a versão móvel do aplicativo mesmo sem conexão à Internet, graças ao modo off-line, adicionando ameaças à instantâneos de colheitas com estresse aos relatórios. Além disso, imagens de alta resolução estão disponíveis no EOS Crop Monitoring. Os usuários assinantes podem obter acesso comprando este complemento no mercado de plataformas.
Os produtos de software agrotecnológicos ajudam todos os integrantes da indústria, agricultores, consultores agrícolas e consumidores finais, favorecendo a conexão, comunicação e transparência nas atividades diárias. Tanto os pequenos como os grandes agricultores sul-americanos podem se beneficiar da grande quantidade de dados abrangentes fornecidos para mitigar seus riscos.
Do mesmo modo, a EOS Data Analytics desenvolveu o EOS Forest Monitoring, solução baseada em satélite que permite que os investidores florestais monitorem e gerem seus povoamentos florestais em um único lugar. Assim, podem monitorar a saúde da floresta remotamente, ser notificados sobre mudanças e riscos, prever a exploração florestal, o transporte e os custos de armazenamento.
O EOS Forest Monitoring foi projetado para contribuir para o manejo florestal sustentável, e estamos trabalhando apaixonadamente nas melhorias da plataforma para entrar em breve no mercado florestal global. Então, fique ligado nas nossas atualizações!
A triste verdade é que as abordagens agrícolas tradicionais levam ao desperdício excessivo de recursos naturais que afetam negativamente o meio ambiente. Além disso, a agricultura tradicional dificilmente pode satisfazer a crescente demanda global de alimentos e não é econômica. Em busca de soluções lucrativas e sustentáveis, os cientistas trabalham na implementação de tecnologias inovadoras na agricultura para ajudar os agricultores e várias indústrias a lidar com as questões de cultivo de forma mais eficaz. Potencializar a análise de imagens de satélite permite aos agrônomos tomar decisões orientadas por dados no gerenciamento do campo, como a aplicação de fertilizantes, irrigação suficiente, ou detecção oportuna de ervas daninhas.
O impacto que a agricultura tem no clima não pode ser subestimado. Um dos efeitos mais críticos da agricultura industrial é a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono. Ele leva ao aquecimento global com suas consequências devastadoras como, por exemplo, longos períodos de seca na África e a degradação do solo como resultado.
Entre outros impactos prejudiciais da agricultura estão o desmatamento, a poluição da água e a perda da biodiversidade. Entretanto, todas estas mudanças prejudiciais podem ser diminuídas com tecnologias inovadoras utilizadas na agricultura de precisão.
Neste contexto, se prevê um modelo completo de digitalização do setor agrícola, onde todos estão interligados, sendo a sustentabilidade a espinha dorsal de toda essa estrutura. A automação também desempenhará um papel fundamental para garantir que a demanda esteja sendo alcançada pela crescente população. Isto tornará mais fácil garantir a entrega de alimentos e grãos até as mesas das pessoas. Além disso, isto ajudará a estandardizar produtos de alta qualidade, garantindo sua produção repetível durante todo o ano.
Agora a EOS DATA Analytics está trabalhando em um ambicioso projeto de grande escala baseado no lançamento de sete satélites óticos EOS AgriSat em uma órbita baixa da Terra até 2025. O primeiro satélite está previsto para ser lançado em meados de 2022. Ao lançar sua própria constelação de imagens de satélite, o objetivo é estabelecer uma produção vertical completa de dados de satélite - desde a coleta direta de imagens até o processamento, análise e entrega. Um dos principais objetivos da nova constelação de satélites será o monitoramento de terras agrícolas, tornando esta constelação a primeira de seu tipo orientada para a agricultura. Os novos satélites permitirão à EOSDA aumentar significativamente a precisão e confiabilidade dos dados de sensoriamento remoto. Esta melhoria pode incentivar as empresas agrícolas a avançar para uma agricultura de precisão e apoiar a proteção ambiental, além de ser lucrativa.
Além disso, a EOS Data Analytics tem planos de longo prazo em relação ao crescimento de parcerias estratégicas globais. As parcerias abrem muitas oportunidades ocultas, pois é sempre mais fácil trabalhar com um parceiro em um país no qual nunca operamos antes. Os representantes locais ajudarão a entender melhor o mercado agrícola doméstico e as necessidades dos agricultores para adaptar as soluções às suas necessidades. O objetivo estratégico é ter o maior número possível de parceiros para aumentar a confiança e a credibilidade na EOS Data Analytics. Além da intenção de expandir a presença global, a EOSDA visa formar alianças estratégicas com grandes players do mercado para o desenvolvimento de projetos de constelações de satélite.
Em 2022, a agricultura brasileira de soja e café vai ser afetada pelas secas pelo segundo ano consecutivo. Por um lado, se prevê que a produção de soja caia 13% e que a produção do grão de café Arábica caia 20% em 2022/2023 a respeito dos anos anteriores. Como consequência, os preços permanecerão elevados
Utilize o formulário abaixo para comentar.