Com o aumento de pesquisas que dizem a respeito dos cuidados com o planeta Terra e técnicas como o ESG - Governança ambiental, social e corporativa, as pessoas e empresas começaram a olhar mais para o impactos dos seus hábitos e isso deve ser feito dentro de nossa própria casa, principalmente com os produtos de limpeza que utilizamos.
Isso porque, eles são produtos sintéticos e químicos e quem em sua maioria, se não descartados de maneira correta, podem fazer mal para o meio ambiente e para a saúde pública, já que possuem substâncias nocivas para ambos.
Pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo com algumas tarefas que você pode adquirir no seu dia a dia para descartar corretamente os produtos de limpeza e suas embalagens, tornando isso um hábito que auxilia com o cuidado do mundo.
Leia esse conteúdo até o final para não perder nenhuma dica:
Em primeiro lugar, vamos falar do descarte correto das embalagens. Em um ano nós produzimos diversas embalagens de produtos de limpeza, já que existem itens que usamos diariamente, como lava-roupas líquido ou em pó e detergente.
Para produtos mais simples como esses, o ideal é fazer a reciclagem, mas lembre-se sempre de higienizar as embalagens, sem deixar resíduos dos produtos de limpeza. Você pode levar essas embalagens tanto para o descarte de recicláveis, quanto para pontos de coleta exclusivos para produtos de limpeza, presente na maioria das cidades.
Agora, para descartar as embalagens de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como alvejante, o ideal é observar a instrução de descarte na embalagem e seguir as instruções. Um exemplo, é levá-los para esses pontos de coleta, mas sem higienizar a embalagem, pois o cloro do produto fica na embalagem, pode fazer mal a sua pele, meio ambiente e esgoto.
O recomendado é que o conteúdo dos produtos não seja descartado, pois nesses casos, os danos a saúde pública, sendo assim, existem alguns caminhos para evitar essa prática. O primeiro deles é doar os produtos que ainda estão lacrados.
Para os casos em que os produtos ainda estão na metade, você também pode tentar doar para alguma pessoa próxima a você. Por fim, se eles estiverem passados da data de validade, e não for mais possível utilizá-los, você deve levar ao ponto de coleta que citamos anteriormente, pois eles saberão fazer o melhor encaminhamento para esse tipo de resíduo.
Lembrando que se deve jamais descartar produtos, como a água sanitária, no lixo comum, pois assim faz mal ao meio ambiente, nem em nos vasos, ou pias, pois isso prejudica os esgotos e saúde pública.
Utilize o formulário abaixo para comentar.