Buscar

Editorias

Compartilhe:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Edição de vídeos online: 7 dicas para produzir um bom conteúdo
Por Redação
Foto: Divulgação/Internet

O audiovisual promete ser um dos principais destaques pelos próximos anos. Uma estratégia de marketing que adiciona os vídeos em seu conteúdo conquista vários benefícios.

Dentre os mais comuns, encontra-se: melhora o rankeamento orgânico nos buscadores, traz mais compartilhamento nas redes sociais, melhora os resultados em todo o funil de vendas, entre outros.

Neste artigo, vamos listar diversas dicas para que você aprenda como fazer uma edição de vídeos online e em poucos minutos.

Aqui, vamos mostrar orientações que podem ser aplicadas hoje mesmo, sem a necessidade de programas complexos ou pesados.

As dicas são indicadas para qualquer tipo de empreendedor, seja de um pequeno, médio ou grandes negócios.

Após a leitura do conteúdo, provavelmente, você terá mais confiança e habilidade para editar vídeos.

Quer otimizar seus resultados?

Então, não perca mais tempo. Continue lendo o texto e tire todas as suas dúvidas.

Você vai me agradecer depois.

1- Escolha uma ferramenta de qualidade

Vamos iniciar a nossa lista de dicas falando sobre a importância de escolher uma ferramenta de qualidade. Sabemos que existem várias alternativas que ajudam a otimizar a edição de vídeos. Porém, nem todas são desenvolvidas pensando na experiência do usuário.

A InVideo, por exemplo, é uma das melhores opções de edição de vídeo do mercado. Qualquer pessoa pode criar o cadastro na ferramenta, inclusive, os profissionais que não têm habilidade com a internet. O sistema é intuitivo, bastante prático e a linguagem é em português.

O mais interessante é que você encontra diversos tipos de recursos que auxiliam na execução das tarefas, como filtros, modelos e autocolantes. O cadastro no site é gratuito. Vale a pena testar a ferramenta.

2- Coloque-se no lugar do público

Um dos maiores desafios da edição de vídeo é corresponder às expectativas do público em relação ao material que será apresentado. Uma dica interessante é dar preferência para ângulos que expressam o conteúdo como uma história.

Para acertar na escolha, recomendamos se colocar no lugar da audiência. Pense em quais pontos o telespectador gostaria de olhar em uma cena. Assim, fica mais fácil tomar as decisões.

3- Pense no contexto do conteúdo

Durante a edição do vídeo, corte o conteúdo entre diferentes ângulos da câmera. Esse tipo de estratégia é muito importante para que a audiência entenda o local da história. Após o público entender o contexto, você pode utilizar closes e planos médios. Eles dão mais significado para o telespectador.

Nunca é demais lembrar que a linguagem corporal e as expressões faciais são muito importantes em uma cena. Elas deixam as imagens mais atraentes e cativam o público com mais facilidade.

4- Faça a transição corretamente

Se você tem dificuldades para fazer a transição entre dois ângulos diferentes, preste bastante atenção nesta próxima dica. O melhor caminho para brilhar os olhos da sua audiência é fazer um corte durante um gesto.

O público assiste o início da cena em um ângulo e segue o personagem até a próxima cena. Ao implementar essa estratégia, o telespectador tem mais chance de acompanhar o conteúdo, uma vez que dá uma ideia de continuidade.

5- Corte o vídeo no momento exato

O som de uma palavra não pode ser reproduzido no vídeo de qualquer forma. Caso contrário, o público terá dificuldade para entender a mensagem da cena. Evite cortar o vídeo no meio de uma frase ou de uma palavra. Para prender a atenção do público, espere o personagem falar uma frase de impacto e, em seguida, faça o corte.

6- Observe as falas dos personagens

Provavelmente, você já ficou incomodado com várias pessoas falando ao mesmo tempo durante uma entrevista na televisão. Isso ocorre porque não é possível entender a mensagem.

Para evitar esse tipo de problema, preste atenção na pergunta do jornalista e na resposta do entrevistado.

O corte e a transição pode ser feito entre o questionamento do entrevistador e a resposta do personagem.

Dica bônus: em grande parte dos casos, o telespectador tem interesse em saber a opinião do entrevistado, e não do jornalista. Por isso, foque no entrevistado, mesmo quando o jornalista faz a pergunta. Essa dinâmica ajuda a entender a expressão facial do especialista e sua reação com o questionamento.

7- Retire os erros

Um bom vídeo é aquele que tem objetividade e dinamismo. Para alcançar um ótimo resultado com o conteúdo, retire os erros que ocorrem no momento da fala, como “hãn…”, “é…”, “tipo…”. Essas expressões podem cansar o público, prejudicando a audiência do material.

8- Tenha atenção a todos os detalhes

Antes de subir no palco, o palestrante reserva alguns períodos do seu dia para construir um slideshow. Esse material serve não só para guiá-lo durante a apresentação, mas também para exemplificar alguns conceitos ao longo da sua fala.

O profissional cuida de todos os detalhes do documento para que os elementos apareçam na tela conforme a sua fala. Um editor de vídeo deve ter a mesma preocupação quando for implementar animações e vetores. Eles precisam estar relacionados ao conteúdo do vídeo.

9- Escolha uma boa trilha sonora

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a música ou trilha sonora. Para se ter uma ideia, a música pode transmitir uma mensagem de otimismo. Um ótimo refrão faz com que a sua marca seja lembrada durante muito tempo. Para evitar futuros problemas, evite utilizar música sem autorização.

Em um primeiro momento, a edição de vídeo pode parecer um bicho de sete cabeças. Com o passar do tempo, você perceberá que esse processo é mais simples do que parece. Nunca deixe de treinar todos os recursos disponíveis.

Após descobrir as melhores dicas de edição de vídeos online, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras orientações que impactam no sucesso do seu negócio.

Postada em 28/12/2020 17:49
Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Veja mais de Artigos

1

Novo coronavírus

Com média de 12 novos doentes por dia, explodem casos de Covid-19 em Delmiro Gouveia

2

Ex-ministro

Mandetta chama governo de "perverso" e diz ter avisado Bolsonaro sobre falta de oxigênio

3

Natural de Delmiro

Ronaldo Targino é nomeado por JHC para secretário adjunto de Economia Solidária de Maceió

4

Oportunidades

Concurso da Polícia Federal com 1,5 mil vagas tem edital publicado e provas serão em março

5

Tinha armas em casa

Homem com faca ameaça conselheiros tutelares e é preso em Santana do Ipanema

6

Boletim atualizado

Mais uma morte e 19 novos casos de Covid-19 são registrados em Delmiro Gouveia

1

Troca de tiros

Operação policial termina com dois criminosos mortos e policial ferido em Delmiro Gouveia

2

Na madrugada

Caminhão que transportava galinhas atropela 3 cavalos, bate em carro e capota em Santana

3

Sonho realizado

Policiais fazem surpresa em aniversário de menino de seis anos fã da PM em Delmiro Gouveia

4

Na AL-140

Batida entre moto e cavalo resulta na morte de uma pessoa e deixa outra ferida em Inhapi

5

ASSALTO

Bandidos rendem homem enquanto estava com a namorada e roubam moto dele em Delmiro Gouveia

6

LINCHAMENTO

PM salva homem que após agredir idosa foi linchado por multidão enfurecida em Mata Grande

1

Troca de tiros

Operação policial termina com dois criminosos mortos e policial ferido em Delmiro Gouveia

2

Ação na madrugada

Polícia prende em Batalha suspeito de ter estuprado adolescente de 17 e criança de 12 anos

3

Na AL-140

Batida entre moto e cavalo resulta na morte de uma pessoa e deixa outra ferida em Inhapi

4

Após investigação

Operação prende três pessoas e apreende drogas e armas de fogo em Inhapi e Piranhas

5

ACHADO

Cadáver de homem desconhecido é encontrado por populares no Distrito do Piau em Piranhas

6

Na madrugada

Caminhão que transportava galinhas atropela 3 cavalos, bate em carro e capota em Santana