Em tempos de crises, muita gente está em busca de alternativas que vão além dos modelos de trabalho formal.
Os motivos são vários, como por exemplo o desejo de ter uma renda extra ou até mesmo a incerteza em relação ao mercado de trabalho convencional.
Muito diferente do pensamento que existia há alguns anos atrás, empreender hoje é muito fácil e para começar você precisa de menos do que você imagina e há cada vez mais espaço para isso.
Em Campinas, por exemplo, já é possível encontrar o primeiro curso superior do país para formar Youtubers. A ideia é capacitar jovens que queriam trabalhar com a plataforma de vídeo de qualquer lugar do mundo e de forma independente.
Mas, além de se tornar um influenciador, quais são as outras alternativas de trabalhos para empreender? A seguir, selecionamos algumas delas para você começar agora mesmo:
Crie um curso online
Essa é uma alternativa que pode ser muito lucrativa. Cursos online não são feitos apenas por professores, mas também por pessoas que possuem uma habilidade.
Você pode criar um curso online e compartilhar o seu conhecimento sobre o assunto com mais pessoas.
Por onde começar: Veja exemplos de outros cursos disponíveis e crie estratégias para tornar o seu produto mais atraente para o público. Converse com outras pessoas e peça opiniões.
Ganhos e custos: Será necessário pagar uma plataforma para hospedar o curso. Quanto aos ganhos, pode variar a depender do nicho, mas, em geral, pode ser uma boa já que é um produto pronto que pode ser acessado a qualquer momento.
Trabalhe como assistente virtual
Você já ouviu falar em uma assistente virtual? A procura por esse serviço tem crescido cada vez maior, uma vez que quase todos os profissionais que estão na internet precisam de uma.
A assistente é responsável por gerenciar contas de e-mail, agendar postagens e auxiliar com outras tarefas do dia a dia.
Por onde começar: É necessário desenvolver uma estratégia para anunciar os seus serviços, caso contrário as pessoas não saberão o que você faz. Também é necessário ter conhecimentos na área de atuação para que você possa, de fato, ajudar os profissionais de verdade.
Ganhos e custos: Não há muitos custos iniciais, além do laptop, a conexão com a internet, a sua criatividade e maneira de se comunicar. Os gastos podem variar, mas existem muitas secretarias especializadas que recebem por hora de trabalho, o que pode ser uma boa alternativa.
Que tal investir na área de dublagem?
O aumento do consumo de audiobooks apresenta uma nova possibilidade de atuação: o mercado de dublagem. Alguns chamam essa área de “Voiceover Artist'' e além do audiobook, vale também para podcast, muito indicada para atores ou profissionais de rádio.
Por onde começar: É necessário encontrar um site em que você possa oferecer esse tipo de serviço. Em seguida, será preciso investir em um bom material para a capacitação de áudio com qualidade. Isso inclui microfone, softwares de gravação e fones de ouvido.
Ganhos e custos: Surpreendentemente, esse pode ser um dos mercados com maior rentabilidade e até menos concorrência. No entanto, os valores dependem muito do projeto.
Faça você mesmo: artesanato
Em um mundo tão digital, há espaço para todos e quem possui habilidade manual também pode fazer disso um negócio lucrativo.
Atualmente, existem sites que permitem a venda de produtos feitos à mão por encomenda. Você pode fazer colares, pulseiras e até jóias para vender.
Por onde começar: Defina qual é o tipo de produto que você quer oferecer e crie também uma tabela de preços que atende às suas expectativas e também as do seu cliente. Em seguida, crie o seu perfil em um site sobre o tema.
Ganhos e custos: Não é necessário investir muito e esse pode ser um negócio ainda mais rentável se você realmente gostar de produzir os seus acessórios. Invista em boas fotos! Os ganhos dependem da sua tabela de preços, mas podem ser muito atraentes uma vez que há pessoas dispostas a pagarem mais por produtos exclusivos.
Conclusão: Comece agora mesmo
Além dos sites disponíveis na internet, você pode criar o seu próprio site para vender online o seu produto ou infoprodutos, a depender do seu tipo de negócio.
Neste caso, a melhor alternativa é conversar com a 2T-Digital, agência de marketing digital que pode criar estratégias personalizadas dentro do marketing de conteúdo e também ajudar a posicionar sua empresa de maneira online.
Utilize o formulário abaixo para comentar.