O futebol, esporte mais popular do mundo, tem registrado uma evolução constante nas suas fontes de financiamento. Nos últimos anos, uma das tendências mais notáveis ??têm sido o aumento dos patrocínios de casas de apostas online. Se você acompanha o esporte bretão, sabe que um dos assuntos do momento são os sites de apostas legalizados no Brasil, que darão ainda mais segurança ao segmento.
No Brasil, os sites de apostas são os maiores patrocinadores dos times da Série A. De todos os 20 times do Campeonato Brasileiro masculino, 15 são principalmente patrocinados por bets. Além disso, a Betano é patrocinadora oficial do Brasileirão e da Copa do Brasil em 2024.
Mas esse tipo de acordo de marketing que transformou a relação entre o esporte e o entretenimento digital, criando alianças estratégicas que beneficiam tanto os clubes como os operadores de jogos de azar, não faz sucesso somente nos gramados brasileiros. As empresas de apostas online tornaram-se alguns dos maiores patrocinadores de clubes, ligas e torneios de futebol da Europa, como Premier League, La Liga e Serie A, que têm sido objeto de acordos multimilionários.
Os sites de apostas encontraram no futebol uma vitrine ideal para atingir um público enorme e apaixonado. Isto se deve, em grande parte, ao interesse das empresas de jogos em aproveitar a exposição midiática que o futebol proporciona, uma vez que os jogos são acompanhados por milhões de telespectadores em todo o mundo.
Diante disto, é fundamental conhecer as alianças mais notáveis e as polêmicas que rodeiam a publicidade das apostas esportivas no futebol.
Os grandes patrocínios de sites de apostas na Europa
Existem grandes acordos de patrocínio entre clubes de futebol europeus e casas de apostas, que trouxeram benefícios em ambos os sentidos e revolucionaram a forma como o futebol é vivido. A Champions League 2024-2025 é um exemplo de como os patrocínios de casas de apostas crescem rapidamente no futebol europeu. Atualmente, 33% dos times têm empresas do setor de apostas como patrocinador máster, evidenciando o impacto dessa indústria no esporte.
Dos 36 clubes da liga, 11 possuem uma casa de apostas no espaço central das camisas: Aston Villa, Young Boys, Celtic, Club Brugge, Dínamo de Zagreb, Inter de Milão, Shakhtar Donetsk, Sparta Praga, Sporting, Stuttgart e Slovan Bratislava. É o maior número desde a temporada 2022/2023, quando oito equipes (25%) tinham as bets como patrocinadora máster.
Além dos clubes, as marcas também passaram a ter influência na competição. Para a atual temporada, a bet365 assinou um contrato de três anos com a Uefa para patrocinar a Champions League. É a primeira casa de apostas a investir diretamente e patrocinar a maior competição de clubes do mundo.
A polêmica em torno dos patrocínios das casas de apostas
Apesar dos benefícios financeiros que os clubes obtêm com o patrocínio das casas de apostas, o assunto não é isento de controvérsia. Vários setores da sociedade e organizações esportivas têm manifestado preocupação com a promoção das bets em eventos esportivos, especialmente pelo risco que isso pode representar para os jovens adeptos do futebol.
Em alguns países, como no Reino Unido, o debate levou a regulamentações mais rigorosas sobre a publicidade de apostas esportivas por parte de casas de apostas e cassinos online. No entanto, em muitos casos, os clubes continuam a optar por estes acordos devido às receitas significativas que geram, permitindo-lhes ser mais competitivos financeiramente.
“O segmento das bets tem sido um grande alavancador do mercado de patrocínios não apenas no Brasil, é um fenômeno mundial, respeitando as regras locais de cada país. É normal este crescimento, pois a indústria tem grande conexão com o esporte, e o futebol como líder principal, além do mais apostado. Do ponto de vista de evolução, espero que a receita que o mercado está trazendo seja aproveitada de alguma forma pelos gestores das instituições, e que isto seja visível ao público em geral”, comentou Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, nome conhecido por fazer a captação de contratos entre marcas e profissionais do esporte.
Utilize o formulário abaixo para comentar.