Diferentemente de outros produtos como shampoo e condicionador, que são aplicados no comprimento dos fios, o tônico capilar é aplicado diretamente no couro cabeludo, um lugar muitas vezes esquecido, mas fundamental para a saúde dos fios. Afinal, é no couro capilar que tudo começa, não é mesmo?
O tônico capilar oferece, então, diversos benefícios para os cabelos, pois possui alta concentração de óleos e vitaminas que são essenciais para a saúde do couro cabeludo e proporcionam um crescimento muito mais saudável e forte para os fios.
A forma de aplicação do tônico também é fundamental para o sucesso do seu uso, pois é essa aplicação com a ponta dos dedos que estimula a circulação da região, fazendo com que o sangue corra mais rápido e leve os nutrientes para as estruturas responsáveis pelo desenvolvimento dos fios.
Outro benefício importantíssimo do tônico capilar é o controle do excesso de sebo, evitando a proliferação de fungos no couro cabeludo (esses fungos podem causar queda de cabelo a longo prazo). Como esse controle da oleosidade, também é possível reduzir sinais de dermatite e controlar a caspa.
Para aproveitar os melhores benefícios do tônico, trouxemos 3 dicas que podem te ajudar desde a escolha até o que fazer após a aplicação:
Para escolher o melhor tônico, uma dica para não errar é escolher os produtos mais naturais possíveis. Alguns tônicos com substâncias não naturais em sua composição, como silicone, petrolatos e sulfatos podem prejudicar a saúde dos fios já fragilizados e danificados e causar algum efeito rebote, principalmente em quem segue técnicas como no e low poo.
Os óleos essenciais são mais leves, conseguem penetrar profundamente no couro cabeludo por ter maior compatibilidade com a fibra capilar, oferecendo uma verdadeira nutrição e hidratação. Mas também existem outras opções naturais como tônico de alho e extrato de jaborandi disponíveis no mercado.
Para garantir a melhor absorção dos nutrientes, o cabelo deve estar completamente limpo.
A aplicação deve ser realizada diretamente na raiz, garantindo que toda a área esteja com o produto, mas sem exageros. Aplique algumas gotas em cada região da cabeça e faça massagens circulares, com as pontas dos dedos (cuidado para não utilizar as unhas) por alguns minutos para ativar a circulação sanguínea e espalhar melhor o produto.
Não deixe de fazer a massagem por alguns minutos, pois ela é responsável por parte dos resultados da aplicação do tônico. Além disso, confira na embalagem a frequência de aplicação, que variam de uma vez ao dia, até três vezes na semana. De toda forma, não enxágue imediatamente, deixe o produto agir no cabelo por algumas horas ou até o dia seguinte, se for o caso.
O tratamento com o tônico capilar exige um período de aplicação para oferecer melhores resultados. Comprometa-se em aplicar da forma correta (seja duas vezes por dia, ou três vezes na semana) por uma média de três meses, podendo variar conforme o produto ou a indicação do profissional.
Seguindo essas 3 dicas, será possível desfrutar de todos os benefícios desse produto incrível que é o tônico capilar!
Utilize o formulário abaixo para comentar.