Desde que os primeiros videogames foram lançados entre as décadas de 50 e 70, a indústria de jogos já passou por vários processos de modernização. Atualmente, os jogos disponíveis são capazes de entregar gráficos sofisticados e realistas, graças ao uso das tecnologias mais avançadas por parte dos desenvolvedores.
Entre essas tecnologias, uma adição relativamente recente e com o potencial de revolucionar a criação de jogos é a inteligência artificial. Além de contribuir em diversos aspectos no desenvolvimento dos games, essa tecnologia consegue torná-los mais complexos e dinâmicos, transformando a experiência dos jogadores em algo extraordinário e imersivo.
Quais são as melhorias observadas na jogabilidade?
Como mencionado, a inteligência artificial é capaz de proporcionar melhorias em vários aspectos. Veja abaixo alguns dos exemplos mais importantes.
Condução narrativa
Nos games que possuem uma narrativa mais complexa, como os RPGs, as escolhas do jogador influenciam diretamente nos desdobramentos do enredo. Ao incluir a inteligência artificial nesse tipo de jogo, os desenvolvedores podem criar uma gama de histórias ramificadas mais interessante e completa, mantendo o interesse dos jogadores por muito mais tempo.
Experiência de jogo personalizada
Outro uso intrigante da inteligência artificial é para customizar a experiência de jogo. A partir da análise do comportamento e das preferências dos jogadores, essa tecnologia pode adaptar diferentes aspectos do game e ajustá-los aos gosto pessoal de cada um.
Níveis de dificuldade ajustáveis
Um dos tópicos mais complexos na criação dos videogames é a definição de um nível de dificuldade capaz de atender a maior parte dos jogadores. No entanto, com a inteligência artificial, será possível ajustar esse nível de forma dinâmica, com base na habilidade demonstrada por cada jogador durante a jogatina.
Comportamento dos personagens não jogáveis
Mais um impacto perceptível da inteligência artificial nos jogos é em relação ao comportamento dos chamados NPCs, que são os personagens não jogáveis. Anteriormente rígidos e robóticos, esses personagens se tornarão cada vez mais complexos e adaptáveis ao ambiente de jogo.
Gráficos aprimorados
Com essa tecnologia, a tendência é de que os gráficos continuem a melhorar, com cenários cada vez mais realistas e deslumbrantes. Isso poderá ser observado tanto nos videogames tradicionais como também em caça-níqueis online, como o Jetx jogo.
A questão ética no uso da inteligência artificial
Ao mesmo tempo em que a inteligência artificial garante certa autonomia no desenvolvimento dos games, também é preciso adotar certos cuidados para assegurar a ética na criação de jogos. Os personagens e interações baseados nessa tecnologia precisam seguir determinadas diretrizes, e evitar falas e comportamentos ofensivos, por exemplo. Ou seja, os desenvolvedores devem monitorar os jogos de forma contínua para não permitir práticas e estereótipos discriminatórios.
Já em relação as consequências da inteligência artificial no mercado de trabalho, é possível que ocorram deslocamentos de empregos na indústria. No entanto, o principal é que os estúdios utilizem essa tecnologia como uma ferramenta complementar, e invistam em programas de capacitação para que seus profissionais saibam a melhor forma de incorporá-la em suas funções.
Utilize o formulário abaixo para comentar.