A moda fitness vem crescendo cada vez mais e com isso as roupas de academia se tornam ainda mais elaboradas, com cores, estampas e modelos mais modernos para que o momento do treino seja ainda mais estiloso.
No entanto, o estilo não é a única preocupação das marcas que confeccionam essas roupas fitness. Compressão, respirabilidade, resistência e conforto é fundamental para dizer que a peça é ideal para o treino e a escolha do tecido é o que dará essas qualidades fundamentais para as roupas fitness.
Pensando na importância dos tecidos adequados para a confecção dessas peças, montamos um artigo que explora os tecidos mais usados na moda fitness e suas principais qualidades para as pessoas que irão treinar com essas roupas. Confira:
A poliamida é o tecido mais usado na confecção de calças leggings femininas e considerado um dos melhores para a prática de exercícios físicos. A principal característica da poliamida é sua tecnologia que permite a troca de calor de maneira regular, fazendo com que o suor evapore mais rápido e que a peça não fique pesada durante o treino.
Essas características fazem com que as peças confeccionadas com esse material sejam ideais para treinos de alta intensidade, como o crossfit, pois a tendência nesse momento é uma produção muito grande de suor.
Além disso, a poliamida é altamente flexível, algo fundamental para calças leggings e shorts, e apresenta muita resistência mecânica, o que permite que as peças sejam produzidas com mais opções de cores, estampas e acabamentos detalhados, promovendo mais estilo e modernidade.
É comum encontrar em lojas de moda fitness roupas como: camiseta dry-fit, shorts de academia dry-fit, bermuda dry-fit… No entanto, você sabe o que significa esse ‘’dry-fit’’ no final do nome da peça?
O Dry-fit é um dos tecidos mais tecnológicos no mundo fitness e atualmente, um dos mais populares nesse mercado. Sua composição pode ser de 100% poliéster ou 90% poliéster e 10% elastano. A principal característica desse tecido são os microcanais presentes nas peças, por onde o suor é captado e espalhado pela superfície da roupa.
Além desse procedimento realizado pelos microcanais, o material também é capaz de maximizar o processo de evaporação e consequentemente ajudar no resfriamento corporal, o que deixa o atleta seco e fresco durante o treino.
A mistura entre poliéster e algodão resulta em um material perfeito para a fabricação de tops fitness, que precisam de elasticidade, conforto, respirabilidade e dar a sustentação exatamente durante o treino. Essa combinação oferece um tecido com todas essas qualidades, capaz de promover conforto, permitir a respiração da pele durante o treino e essas peças dificilmente são encolhidas se lavadas em alta temperatura, o que deixa o processo de lavagem ainda mais simples.
Para roupas que serão usadas em exercícios de muita movimentação, como dança, circuitos longos ou corridas, as peças confeccionadas em viscolycra são a opção perfeita. Suas principais características incluem, leveza, um caimento melhor e conforto.
Por proporcionar bastante fluidez a peça e garantir que ela se ajustará perfeitamente em qualquer corpo, a viscolycra é muito buscada no para a confecção de roupas de academia, sendo comum encontrar macacões, camisetas, blusas de frio e regatas fabricadas com esse material.
Sabendo quais são os principais tecidos usados no mundo fitness e as vantagens que cada um pode oferecer durante os treinos, é fundamental escolher suas roupas de academia de acordo com a necessidade, assim é possível garantir um treino muito mais tranquilo e confortável.
Utilize o formulário abaixo para comentar.