A candidatura a prefeito de José Antônio Cavalcante (PSB) foi deferida pela Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (8). Agora, o município de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, tem oficialmente dois postulantes ao cargo de gestor. O candidato pela oposição, cuja candidatura também já foi deferida pela Justiça, é Edilson Ramos (PSD).
José Antônio conta com apoio do atual prefeito Jarbas Ricardo (PSDB), que está em seu segundo mandato consecutivo. Essa é a terceira vez que ele tenta ser eleito prefeito da cidade.
Na primeira, em 2004, quando ele contava com apoio da então prefeita Edneusa Ricardo e do filho dela, o atual prefeito Jarbas, ele foi eleito. Na segunda vez, em 2008, ele teve como oponente seu ex e agora atual aliado Jarbas Ricardo, que o derrotou nas urnas.
Em 2012, Jarbas Ricardo foi reeleito prefeito, já com o apoio de seu ex-oponente José Antônio Cavalcante, que se tornou secretário municipal de Transporte, Obras e Urbanismo em sua segunda gestão.
Por outro lado, o atual candidato da oposição é Edilson Ramos (PSD), que tenta, pela segunda vez, ser eleito prefeito da cidade. A primeira foi em 2012, quando ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Na ocasião, ele recebeu nomes expressivos da política local em seu palanque, como o senador Fernando Collor e o então deputado federal Joaquim Beltrão, mesmo assim, foi derrotado pelo prefeito Jarbas, que conseguiu ser reeleito.
Em 2015, quando o governador Renan Filho (PMDB) assumiu o governo, Edilson Ramos se tornou secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cargo ao qual renunciou alguns meses atrás para se candidatar a prefeito.
Utilize o formulário abaixo para comentar.