Uma pré-candidatura que "estacionou" no tempo. Esta é a analise de especialistas em marketing político quando comentam sobre o nome do agropecuarista Júnior Matias, filho do vereador Rosivan Rodrigues, que pela segunda vez vai disputar a Prefeitura de Dois Riachos. Júnior é sobrinho do ex-prefeito Jailton Matias.
Para todos, o chamado "estacionamento" é motivado pelo desprezo do candidato e seus assessores pelas redes sociais, principalmente em não divulgar os projetos que pretende criar, se vencer. Outro motivo destacado é o "apagão" do nome do pré-candidato na imprensa oficial (sites, blogs e rádios).
Cidade pobre no Sertão alagoano, terra da jogadora Marta, moradores enfrentam as múltiplas precariedades impostas pela Saúde Municipal, Educação, falta de água nas torneiras e muito mais. Destaca-se que o município, com a venda da Casal, recebeu da concessionária Águas do Sertão a bolada de mais de R$ 21 milhões, valor que o prefeito Ramon Camilo, que está em seu segundo mandato, não tem explicado de forma pública em que tem usado.
Esta é a segunda vez que Júnior disputa a prefeitura. Em 2016 ele disputou contra Ramon, que venceu com 3.637 votos, uma diferença de 631 votos, com um total de 1.535 eleitores que se abstiveram. Como detalhe, as abstenções, na eleição de 2020, continuaram em crescimento.
Outro ingrediente que, embora não seja assumido pelo staff do pré-candidato, mas causou um certo "desânimo" nos eleitores de Júnior Matias, foi a divulgação antecipada, no ano passado, do nome do vereador e presidente da Câmara Municipal, Janielson Marques, agora no PSB, para ser o vice. Sétimo vereador mais votado na eleição de 2020, quando só obteve 445 votos, Janielson se tornou conhecido no município por ter sido um dos que mais lutou pela vitória de Ramon.
Ainda segundo analistas, Júnior está levando sua campanha para os mesmos erros de 2016, quando teve uma visibilidade reduzida, errando também na indicação antecipada do vice, que mantém uma rejeição que compromete a candidatura da "cabeça" da chapa, fato que está sendo "consertado", embora os estragos tenham ecoado.
Por outro lado, as chamadas "pesquisas de consumo", diante do "estacionamento" da pré-candidatura da oposição, têm elevado a pré-candidatura de Rosa Camilo, atual vice-prefeita.
O tabuleiro do xadrez político de Dois Riachos começou a se definir, pelo menos para a situação, ainda no ano passado, com a divulgação que Jorge Duca, até então líder da oposição, anunciou seu apoio à vice de Ramon. Ex-prefeita de Dois Riachos, secretária municipal na administração do sobrinho Ramon e mulher do ex-prefeito Antônio Neto, Rosa aceitou a indicação do filho de Duca como seu vice.
Utilize o formulário abaixo para comentar.