Na manhã desta segunda-feira (10), durante uma entrevista ao programa de rádio Tribuna Popular, na Correio FM, o vereador por Delmiro Gouveia, Geraldo Xavier, anunciou que não disputará a reeleição. A decisão foi motivada por um atestado médico que o incapacita permanentemente para o trabalho laboral devido a sequelas neurológicas provenientes de um infarto cerebral. Segundo a neurologista Eliane Moreira, Geraldo apresenta desvio de rima labial e dificuldade para falar.
Geraldo Xavier está licenciado do cargo há mais de seis meses para cuidar da saúde, conforme informações da matéria publicada no Correio Notícia. Eleito pela primeira vez em 2004, Geraldo tem uma longa trajetória política marcada por reeleições sucessivas e por seu papel polêmico e influente na política local. Foi líder de governo de três prefeitos, desempenhando um papel crucial na cassação do mandato de Marcelo Lima, um dos eventos políticos mais significativos da história recente do município.
Terceiro sargento da reserva do Corpo de Bombeiros Militar desde 2005, Geraldo está à frente do seu quinto mandato consecutivo. Durante a entrevista, Geraldo afirmou que, embora fique sem mandato quando seu atual período se encerrar, não deixará de participar ativamente da política. Na mesma ocasião, rasgou elogios à gestão da Prefeita Ziane Costa, de quem é aliado, e criticou o ex-prefeito Padre Eraldo, com quem também teve uma aliança no passado.
Agora, com sua impossibilidade de continuar na carreira política, Geraldo decidiu apoiar seu concunhado Mareval como sucessor, em um gesto de retribuição pelo apoio que sempre recebeu do amigo. A expectativa é que, com esse endosso, Mareval tenha uma forte chance de ser eleito vereador, mantendo o controle da vaga que Geraldo ocupa desde 2004.
A decisão marca o fim de uma era na política de Delmiro Gouveia, com Geraldo Xavier deixando um legado de liderança e influência, além de uma trajetória marcada por controvérsias e importantes articulações políticas. Com Mareval na disputa, a continuidade do grupo político de Xavier parece garantida, trazendo uma nova dinâmica para as eleições municipais.
Confira a entrevista na íntegra:
Utilize o formulário abaixo para comentar.