A assessoria de comunicação da Polícia Civil de Minas Gerais (PC/MG) confirmou, na manhã deste sábado (5), que vai aguardar os laudos do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para anexar ao inquérito que deve esclarecer a motivação do grave acidente com o ônibus de Mata Grande, que resultou na morte de 17 pessoas. A maioria dos mortos era das cidades de Mata Grande e Água Branca.
O acidente foi registrado no começo da tarde desta sexta-feira (4), em um dos trechos da BR-381, no bairro Jacuí, na chamada "Ponte Jacuí", no acesso ao Centro de João Monlevade, Região Central de Minas Gerais.
Testemunhas relataram que o ônibus desceu a serra, perdeu os freios, saiu desgovernado, entrou na contramão, passou pela ponte sobre o Rio Piracicaba, depois desceu de ré e caiu do viaduto de cerca de 25 metros.
O número de mortos poderia ser ainda maior. O ônibus transportava 46 pessoas e seis conseguiram pular do veículo antes de ele cair da ponte, sendo que três delas tiveram ferimentos e foram conduzidas a hospitais da região. Uma das suspeitas para o acidente é de que o veículo tenha perdido os freios.
A polícia confirmou que já está de posse da documentação do ônibus Mercedes Benz/Mpolo Paradiso R, de cor azul e placa DTD – 7253/Mata Grande – AL, e que consta uma multa por excesso de velocidade.
Outra informação confirmada na manhã deste sábado pela PC/MG é que a empresa responsável pelo veículo – Localima Turismo, com sede no povoado Santa Cruz do Deserto, em Mata Grande– está cadastrada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que emitiu um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela Justiça, através de uma liminar, mas o veículo acidentado não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros. Adiantou ainda a assessoria da PC de Minas Gerais que o mesmo ônibus já havia sido autuado três vezes no ano passado após ser flagrado realizando transporte irregular de passageiros.
Até o momento o nome do motorista do veículo é mantido em sigilo pelas autoridades policiais, que querem ouvi-lo primeiro e saber porque ele fugiu após o acidente.
O ônibus realizava o percurso Mata Grande - São Paulo pelo menos duas vezes por semana, segundo a assessoria da Prefeitura de Mata Grande.
Em Mata Grande a mãe de uma das sobreviventes conseguiu falar com a filha Vitória Cardozo Caldas Silva, 19, através de uma chamada de vídeo.
A dona de casa Mazy Cardozo disse que a jovem pegou o ônibus em Mata Grande com destino a São Paulo, onde iria encontrar o pai.
"Ela está com o rostinho muito inchado, colete no pescoço e muita dor de cabeça, mas já foi medicada", disse a mãe, que contou ter ficado desesperada quando soube do acidente.
A quantidade de vítima fatais e a pouca estrutura dos hospitais e necrotérios da região dificultaram a rápida identificação dos corpos e feridos, que deverá ser divulgada neste sábado.
A polícia identificou que muitas das vítimas só tinham a carteira de identidade e existe a suspeita de que haviam menores.
A Localima Turismo emitiu uma nota, se solidarizando com as vítimas e os parentes dos mortos. Na nota a empresa afirma que o ônibus estava locado à empresa J.S TURISMO.
Leia a nota na íntegra
NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE
A empresa LOCALIMA vem, através da presente Nota, expressar nosso pesar e nossa profunda tristeza pelas vítimas e seus familiares acerca do acidente ocorrido no dia 04/12/2020.
Informamos, ainda, que a LOCALIMA possui contrato de arrendamento junto à empresa J.S. TURISMO, a qual transporta seus passageiros dentro das regras dos órgãos fiscalizadores – ANTT e Polícia Rodoviária Federal.
Não nos furtaremos da nossa responsabilidade, e somaremos todas as nossas forças e empenho para prestar total assistência às vítimas e aos seus familiares.
Nada, absolutamente nada, trará de volta a vida das vítimas. Foi uma fatalidade que gostaríamos de ter evitado.
Todos os fatos estão sendo apurados, e a nossa empresa possui interesse direto na devida elucidação, sendo certo que as reparações serão realizadas, caso a caso, para que a dor das vítimas e dos seus familiares sejam amenizadas.
Lamentamos o ocorrido, e nos sentimos profundamente abalados por este grave acidente. Não obstante, nossa equipe esclarece que se coloca à inteira disposição, dando suporte humano, digno, com compaixão e empatia, para amenizar a dor daqueles que sofrem, sejam vítimas ou seus familiares.
Com profundo pesar, LOCALIMA.
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