Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram a notícia-crime apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes como um gesto político-eleitoral.
A expectativa no Supremo é que a notícia-crime seja rejeitada.
"Todos os pontos já [foram] decididos pelo plenário do STF e declarados constitucionais e legais", disse um integrante da Corte.
Bolsonaro acusa Moraes de abuso de autoridade. Argumenta que o chamado inquérito das fake news, no qual é investigado, não se justifica.
Mas em junho de 2020, por 10 votos a 1, o STF considerou válido o procedimento que gerou o inquérito das fake news.
O movimento do presidente Bolsonaro é uma espécie de nova “cortina de fumaça" para desviar o foco, pois acontece no momento em que ele enfrenta desgaste por causa do aumento dos combustíveis e da pressão inflacionária.
Essa estratégia tem sido utilizada por Bolsonaro de forma frequente quando ele está emparedado em relação a temas negativos.
Ao mesmo tempo, ele faz um gesto para sua militância ideológica que tem se ressentido do protagonismo cada vez maior de integrantes do Centrão no palanque de Bolsonaro.
Há um forte incômodo desse núcleo raiz do bolsonarismo com a fortalecimento do Centrão no governo e na coordenação da campanha eleitoral.
Utilize o formulário abaixo para comentar.