Os entrevistadores da nova Genial/Quaest estão nas ruas desde a sexta-feira (12) para entrevistar este domingo (14), 2.004 brasileiros de todo o país para medir a avaliação sobre o governo Lula, a percepção dos brasileiros sobre a economia e também sobre o julgamento no STF que condenou Jair Bolsonaro e outros sete golpistas.
No questionário, haverá espaço ainda para perguntas sobre a anistia e a visão da população a respeito das relações do Brasil com os EUA.
A pesquisa será divulgada em duas etapas: na quarta-feira, 17 a avaliação do governo e a reação dos brasileiros ao julgamento do golpe; e, no dia seguinte, os cenários para a eleição de 2026.
Nas pesquisas publicadas nos últimos dias, do Datafolha e do Ipec, Lula voltou a melhorar sua aprovação, ainda que o índice de reprovação permaneça mais alto. Mais do que alta, a reprovação durante todo este ano continuou maior que a aprovação, um indicador perigoso para qualquer governo que pensa em reeleição.
Para o governo e a oposição será também um termômetro para medir o humor do brasileiro no pós-julgamento. Foram duas semanas de julgamento. Dezenas de horas de transmissão nas TVs e rádios, milhares de postagens em sites e redes sociais em que se criaram narrativas variadas sobre a tentativa de golpe. Como, afinal, o brasileiro avaliou o veredito dos cinco ministros do STF?
A pesquisa poderá captar ainda o resultado da nova postura do governo em relação ao tema soberania, que hoje é a pedra de toque do governo em termos de imagem ao lado da recém-lançada campanha publicitária da Secom, já com o novo slogan "Governo do Brasil do lado dos brasileiros".
Utilize o formulário abaixo para comentar.