Casos de maus tratos contra cachorros de rua estão revoltando moradores de Apucarana, na região norte do Paraná. Segundo informações da Sociedade Protetora dos Animais (Soprap), no último fim de semana (19 e 20), pelo menos cinco cães foram amarrados junto à linha férrea no distrito da Vila Reis, na zona sul do município. Alguns deles tiveram patas mutiladas após a passagem de trens.
Após receber denúncias de moradores, a Soprap esteve na região junto com membros do Canil Municipal, e encontraram um cachorro pequeno, sem raça definida, amarrado ao trilho e com as duas patas dianteiras amputadas.
O animal foi socorrido e levado para receber atendimento médico, mas acabou morrendo em decorrência dos ferimentos.
Um cabo aposentado da Força Verde da Polícia Militar também afirma ter socorrido um cachorro preto com uma das patas traseiras mutilada. O animal também estava amarrado à linha férrea, mas na zona norte de Apucarana. O cão recebeu atendimento médico no Canil Municipal e está fora de perigo.
A Polícia Civil foi acionada e está investigando o caso.
O crime de maus-tratos contra animais está tipificado na lei de Crimes Ambientais e a pena pode variar de 3 meses a 1 ano de prisão, podendo aumentar se o animal maltratado morrer.
As denúncias de casos de maus-tratos em Apucarana podem ser feitas através dos telefones (43) 9 9614-3186 (Soprap) ou (43) 3901-1051 (Canil Municipal).
Utilize o formulário abaixo para comentar.