O Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador resgataram uma cobra com mais de dois metros e meio, na manhã desta sexta-feira, em uma loja na Avenida Bonocô. Segundo os agentes, o animal é da espécie jiboia e estava escondido no capô de um carro.
As equipes foram acionadas pelo dono do veículo, que encontrou a cobra entre o motor e a caixa de marcha. O carro precisou ser levado até uma oficina mecânica para que o animal pudesse ser retirado com segurança, em uma plataforma elevada.
Confome o Gepa a jiboia estava assustada, pesava 15 quilos e não apresentava ferimentos. Apesar disso, foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para ser avaliado e posteriormente, devolvido a uma área de natureza.
Ainda conforme a GCM, somente na manhã desta sexta foram registradas quatro solicitações, para resgates de animais silvestres na capital baiana. Além da jiboia, houve mais um caso envolvendo cobra e outro, um mico do tufo branco.
O Gepa também atuou no resgate de um jacaré da espécie anão, com um metro de comprimento e dois quilos. O animal estava em uma concessionária de veículos, localizada na Avenida Paralela, e também foi encaminhado para o Cetas do Ibama.
Utilize o formulário abaixo para comentar.