Em uma reunião da Câmara dos Deputados na manhã desta terça-feira (18) para debater sobre comercialização de medicamentos com Cannabis, o deputado Diego Garcia (Podemos-PR) deu um tapa no peito do deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
A discussão começou porque um requerimento de Garcia, para adiar a discussão, foi negado. Teixeira, presidente da sessão, fez uma votação geral, ou seja, quem concordasse precisava se manifestar. Como não houve manifestações, ele negou o requerimento. Alguns deputados pediram então um votação nominal, em que cada congressista precisa incluir seu voto no sistema da Casa.
Teixeira negou a votação nominal. Neste momento, os deputados começaram a bater boca. Depois de poucos minutos, Garcia levantou de seu lugar no plenário, foi até a mesa de Teixeira, empurrou seu computador e deu um tapa em seu peito e o empurrou.
Outros congressistas se levantaram nesse momento e tentaram acalmar Garcia e Teixeira. Alguns colegas empurraram Garcia e pediram que ele se afastasse. Os deputados continuaram a discutir por algum tempo, mas sem novas agressões físicas.
Na transmissão da sessão feita pela Câmara é possível ouvir uma mulher pedindo que seguranças fossem chamados repetidas vezes. Durante a confusão também é possível ouvir deputados que acompanham a sessão de modo virtual falando sobre o tema do PL (projeto de lei) que estava em discussão.
“Não vão liberar a maconha no Brasil!“, gritou um deles. Não é possível identificar a identidade de quem falou. Começou então um outro bate-boca entre os congressistas que estavam em videoconferência.
Depois que os ânimos se acalmaram, os congressistas continuaram com a sessão. “Esse deputado chegou aqui na frente e me deu um murro no peito“, disse Teixeira. Diego então gritou que não deu um murro. Teixeira continuou: “Deu um tapa no meu peito. Eu vou pedir o filme, vou pedir o filme. Você me empurrou.” Garcia rebateu: “Não teve violência!”
Teixeira afirmou que irá fazer uma reclamação no Conselho de Ética da Casa.
A sessão ainda está em andamento na Câmara. A matéria em discussão é o PL 399/2015 (íntegra – 87 KB). O projeto tornaria possível a comercialização de medicamentos que tenham a Cannabis em sua composição. A sessão desta 3ª feira (18.mai) é para que os deputados possam discutir e votar sobre o tema.
Assista a discussão dos deputados na Câmara (2min59s):
Utilize o formulário abaixo para comentar.