A média de mortes por covid-19 na quarta-feira (2.) subiu mais de 15% em 6 Estados na comparação com 19 de maio de 2021, duas semanas antes. De acordo com especialistas, isso indica tendência de alta nas mortes. Eis os Estados nessa situação: Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Roraima e Tocantins.
A curva caiu mais de 15% no mesmo período em outros 6 Estados: Amazonas, Espírito Santo, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe. Nos demais 14 Estados e no Distrito Federal a média de mortes está estável – ou seja, variou de 15% a -15% nos últimos 14 dias.
A média móvel de mortes matiza variações abruptas nos registros de vítimas, como a queda brusca que se observa aos finais de semana e segundas-feiras. Consiste em somar as novas ocorrências em 7 dias consecutivos e dividir o total por 7. Daí o nome “média móvel em 7 dias”.
MÉDIAS MAIS ALTAS E MAIS BAIXAS
Mais de 100 pessoas morrem diariamente de covid-19 na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Este último tem a maior média de mortes do país: 527.
Em média, no máximo 30 pessoas morrem por dia de covid-19 nos Estados da Região Norte. É a região onde o coronavírus tem feito menos vítimas, de acordo com os dados conhecidos.
O Acre tem o 2º menor número total de mortes pela doença e a média móvel de mortes mais baixa do país (4).
TENDÊNCIAS NOS ESTADOS
A média de mortes de Roraima subiu 120% nos últimos 14 dias. É a alta mais expressiva no período em todo país. Mas apesar da alta mais acentuada, a média do Estado é 11. Isso porque números menores produzem variações percentuais mais expressivas. Por exemplo, se a média de determinado Estado passa de 1 para 2, o aumento terá sido de 100%.
Mesmo os Estados com mortes em alta estão abaixo do ápice já registrado de média de mortes.
A tabela abaixo apresenta a variação em cada um dos Estado nas últimas duas semanas. Clique no cabeçalho para ordenar as informações por ordem alfabética ou pelas porcentagens.
Utilize o formulário abaixo para comentar.