Esta semana será marcada por tempo firme e ar seco na Região Nordeste do país. As instabilidades não conseguem alcançar a região, que vai ter dias marcados por muito sol, calor e umidade do ar abaixo dos índices recomendados para saúde humana.
Nesta terça-feira (5) o predomínio será de sol, e a umidade do ar vai ficar próxima ou inferior aos 30% em todo o interior nordestino. Essa condição vai se repetir ao decorrer da semana, com pancadas fracas e isoladas somente no litoral leste, por causa dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa. Ainda não há expectativas para mudanças nesta condição.
Tempo seco favorece o aumento dos incêndios no Cerrado
Os índices de queimadas se agravam muito por causa da falta de umidade da região, o que favorece a ocorrência de novos focos de incêndio. O Cerrado é um dos biomas que mais têm queimado, principalmente nos últimos meses, ficando atrás apenas da Amazônia em números de focos.
Parte do Cerrado está localizado no interior dos estados do Piauí, Maranhão e Bahia. O bioma já registra mais de 52 mil focos neste ano de 2021, e é um valor 4% maior com relação ao ano passado.
Utilize o formulário abaixo para comentar.